Narrativas, currículos e afetos:

reflexões sobre estudantes gays nas instituições de ensino

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.2359-7003.2024v33n1.68680

Palavras-chave:

Currículo, Universidade, Diferença, Sexualidade, Gay

Resumo

O presente artigo interrogou a categoria dos ‘currículos’ no campo da sexualidade, destacando a relação das instituições de ensino com os afetos que podem ser e/ou são vividos e/ou produzidos por estudantes gays nos espaços educativos que são curricularizados. Analisando a percepção desses estudantes, nós tivemos o objetivo de relacionar as práticas curriculares dessas instituições com as práticas afetivas que eles vivem e/ou produzem na vida escolar. Se trata de um estudo qualitativo e interpretativo, fundamentado com os pressupostos da pesquisa narrativa, bem como dos estudos com/dos/nos cotidianos. Sem a pretensão de produzir conhecimentos generalizáveis a todos e quaisquer estudantes gays, as reflexões deste estudo permite pensar que as escolas e as universidades têm qualificado e/ou visibilizado os conhecimentos e os debates sobre as diferenças de sexo e gênero na vida social e, portanto, na vida escolar, ao mesmo tempo em que elas podem limitar e/ou limitam as afetividades identitárias dos estudantes gays nos seus espaços educativos.

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Publicado

2023-12-18

Como Citar

VITAL, R.; CAETANO, M. Narrativas, currículos e afetos:: reflexões sobre estudantes gays nas instituições de ensino. Revista Temas em Educação, [S. l.], v. 33, n. 1, p. e-rte331202408, 2023. DOI: 10.22478/ufpb.2359-7003.2024v33n1.68680. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/index.php/rteo/article/view/68680. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Quais juventudes querem os currículos? Quais currículos querem as juventudes?