As implicações da gestão democrática e o conselho escolar para a escola pública

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.2359-7003.2025v34n1.69349

Palavras-chave:

Concepções de gestão escolar, Conselho Escolar, Escola Pública

Resumo

No contexto da concepção de educação, as legislações e as políticas orientam para dois paradigmas de gestão escolar: a democrática e a gerencial. O objetivo da pesquisa foi perceber as implicações da gestão democrática e do Conselho Escolar para a escola pública em tempos complexos. A metodologia da pesquisa esteve centrada em uma abordagem qualitativa e como técnica, o estudo de caso. A coleta de dados aconteceu por meio da entrevista semiestruturada com quatro conselheiros de uma escola pública no município de Delmiro Gouveia, no estado de Alagoas. Na conjuntura político-social da educação, notam-se orientações que estão alinhadas às demandas do mercado, dos organismos internacionais e do movimento empresarial, cuja lógica está centrada no gerencialismo, em detrimento dos princípios da gestão democrática defendida nas décadas de 1970 e 1980.

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Biografia do Autor

Givanildo da Silva, Universidade Federal de Alagoas

DOUTOR EM EDUCAÇÃO. PROFESSOR DO CENTRO DE EDUCAÇÃO E DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS. INTEGRANTE DO GRUPO DE PESQUISA GESTÃO  E AVALIAÇÃO EDUCACIONAL (GAE).

Mayara Ferreira Alves, Universidade Federal de Alagoas

Mestra em Educação. Professora da rede estadual de educação de Alagoas. 

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Publicado

2025-03-24

Como Citar

SILVA, G. .; ALVES, M. As implicações da gestão democrática e o conselho escolar para a escola pública. Revista Temas em Educação, [S. l.], v. 34, n. 1, p. e-rte341202523, 2025. DOI: 10.22478/ufpb.2359-7003.2025v34n1.69349. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/index.php/rteo/article/view/69349. Acesso em: 30 mar. 2025.