O DESVELAMENTO DA PRÁXIS FREIREANA A PARTIR DE RETALHOS
uma análise documental
DOI:
https://doi.org/10.22478/ufpb.2359-7003.2025v34n1.69667Palavras-chave:
Práxis freireana., Educação emancipatória., Educação contextualizada.Resumo
Esta pesquisa qualitativa, de caráter documental, sistematiza a proposta de Educação contextualizada para a Convivência com o Semiárido (ECCSA) em Tamboril, Ceará, utilizando a análise de conteúdo. Para tanto, objetiva compreender se há elementos da práxis freireana, de uma educação emancipatória, ou seja, se esse processo educativo propõe ações pedagógicas com currículo imbricado nas vivências, saberes e cultura locais. Assim, parte da seguinte questão: há evidências de práxis, cujo currículo se insere nas vivências e saberes locais, direcionadas para uma educação emancipatória e freireana? Por meio do confronto com a literatura, surgiu a categoria: paradoxos entre os interesses, a práxis libertadora se consolida. Os resultados revelaram paradoxos de interesses no processo, isto é, de um lado, o técnico, evidenciado pela Secretaria de Educação, do outro, os coletivos populares, consubstanciando uma educação em mutirão, pautada no currículo local, dialogante e, portanto, emancipatória e freireana.
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