Diversidade, Práticas Pedagógicas e Formação Docente na Educação Profissional e Tecnológica

Autores

  • Elivaldo Serrão Custódio Universidade do Estado do Amapá https://orcid.org/0000-0002-2947-5347
  • Regina Ribeiro Pessoa Governo do Estado do Amapá - SEED

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.2359-7003.2025v34n1.71387

Palavras-chave:

Educação Profissional e Tecnológica. Formação Docente. Práticas Pedagógicas.

Resumo

Este estudo explorou o desafio de alinhar a formação de educadores e as práticas pedagógicas às exigências contemporâneas da Educação Profissional e Tecnológica (EPT), tendo como objetivo analisar como a formação de educadores e suas práticas de ensino podem ser aperfeiçoadas para atender de maneira mais eficaz às demandas dos estudantes. A metodologia adotada baseou-se em uma revisão de literatura, focada na análise de estudos publicados que abordam as competências exigidas dos docentes na EPT, metodologias ativas de aprendizagem, e o papel da tecnologia na educação. Os resultados apontaram que a formação contínua dos docentes e a adoção de práticas pedagógicas inovadoras são fundamentais para promover uma aprendizagem significativa e relevante. Ressaltou-se a importância da integração entre teoria e prática, além da necessidade de constante atualização dos professores frente às rápidas mudanças tecnológicas. Os resultados apontam da necessidade de políticas educacionais que valorizem a formação docente e incentivem a adoção de metodologias que promovam a autonomia e o engajamento dos alunos.

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Biografia do Autor

Elivaldo Serrão Custódio, Universidade do Estado do Amapá

Doutor em Teologia pela Faculdades EST, em São Leopoldo/RS. Pós-doutor em Educação pela Universidade Federal do Amapá (UNIFAP). Professor Adjunto da Universidade do Estado do Amapá (UEAP). Professor no Mestrado Profissional em Matemática da Universidade Federal do Amapá (UNIFAP). Lider e fundador do Grupo de Estudos e Pesquisas em Etnomatemática, Cultura e Relações Étnico-Raciais (GEPECRER). Vice-líder do Grupo de Pesquisa Educação, Interculturalidade e Relações Étnico-Raciais (UNIFAP/CNPq). E-mail: elivaldo.pa@hotmail.com   ORCID: https://orcid.org/0000-0002-2947-5347

 

Regina Ribeiro Pessoa, Governo do Estado do Amapá - SEED

Mestre em Educação revalidado pela Universidade Federal de Alagoas. Graduada em Filosofia pela Faculdade Pan Americana – FPA. Especialista em Psicopedagogia Institucional e Clínica pela Faculdade de Tecnologia do Amapá – META. Professora do Centro de Educação Profissional Maria Salomé Gomes Sares, Santana-AP. Participa do Grupo de Estudos e Pesquisas em Etnomatemática, Cultura e Relações Étnico-Raciais (GEPECRER). E-mail: repessoa.santana@hotmail.com ORCID https://orcid.org/0000-0001-8257-7142

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Publicado

2025-01-31

Como Citar

SERRÃO CUSTÓDIO, E. .; RIBEIRO PESSOA, R. Diversidade, Práticas Pedagógicas e Formação Docente na Educação Profissional e Tecnológica. Revista Temas em Educação, [S. l.], v. 34, n. 1, p. e-rte341202513, 2025. DOI: 10.22478/ufpb.2359-7003.2025v34n1.71387. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/index.php/rteo/article/view/71387. Acesso em: 20 abr. 2025.

Edição

Seção

Dossiê "DIVERSIDADE, PRÁTICAS PEDAGÓGICAS E FORMAÇÃO DOCENTE NA EDUCAÇÃO PROFISS