Diversidade, Práticas Pedagógicas e Formação Docente na Educação Profissional e Tecnológica
DOI:
https://doi.org/10.22478/ufpb.2359-7003.2025v34n1.71387Palavras-chave:
Educação Profissional e Tecnológica. Formação Docente. Práticas Pedagógicas.Resumo
Este estudo explorou o desafio de alinhar a formação de educadores e as práticas pedagógicas às exigências contemporâneas da Educação Profissional e Tecnológica (EPT), tendo como objetivo analisar como a formação de educadores e suas práticas de ensino podem ser aperfeiçoadas para atender de maneira mais eficaz às demandas dos estudantes. A metodologia adotada baseou-se em uma revisão de literatura, focada na análise de estudos publicados que abordam as competências exigidas dos docentes na EPT, metodologias ativas de aprendizagem, e o papel da tecnologia na educação. Os resultados apontaram que a formação contínua dos docentes e a adoção de práticas pedagógicas inovadoras são fundamentais para promover uma aprendizagem significativa e relevante. Ressaltou-se a importância da integração entre teoria e prática, além da necessidade de constante atualização dos professores frente às rápidas mudanças tecnológicas. Os resultados apontam da necessidade de políticas educacionais que valorizem a formação docente e incentivem a adoção de metodologias que promovam a autonomia e o engajamento dos alunos.
Downloads
Referências
BARBOSA, E. F.; MOURA, D. G. Metodologias ativas de aprendizagem na Educação Profissional e Tecnológica. Boletim Técnico do Senac, v. 39, n. 2, p. 48-67, 2013. Disponível em: https://senacbts.emnuvens.com.br/bts/article/view/349. Acesso em:18 jul. 2023.
CORADINI, N. H. K.; BORGES, A. F.; DUTRA, C. E. M. Tecnologia educacional podcast na educação profissional e tecnológica. Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar, v. 6, n. 16, 2020. Disponível em: https://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/1617. Acesso em:18 jul. 2023.
GARIGLIO, J. Â.; BURNIER, S. Saberes da docência na educação profissional e tecnológica: um estudo sobre o olhar dos professores. Educ. rev., v. 28, n. 1, mar. 2012. Disponível em: https://www.scielo.br/j/edur/a/gfTrfDgf6yRSL9mtvk9t7GF/?lang=pt. Acesso em:18 jul. 2023.
MACHADO, L. R. S. Formação de Professores para a Educação Profissional e Tecnológica: perspectivas históricas e desafios contemporâneos. In: BRASIL, MEC/INEP. (Org.). Formação de Professores para Educação Profissional e Tecnológica. Brasília: MEC/INEP, 2008. v. 8, p. 67-82. Disponível em: https://download.inep.gov.br/publicacoes/diversas/temas_da_educacao_superior/formacao_de_professores_para_educacao_profissional_e_tecnologica.pdf . Acesso em:12 jan. 2024.
MALDANER, J. J. A formação docente para a educação profissional e tecnológica: breve caracterização do debate. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, v. 2, n. 13, p. 182-195, 2017. Disponível em: https://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/RBEPT/article/view/5811. Acesso em:18 jul. 2023.
MOURA, D. H. A formação de docentes para a Educação Profissional e Tecnológica. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, [S. l.], v. 1, n. 1, p. 23–38, 2015. Disponível em: https://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/RBEPT/article/view/2863. Acesso em:18 jul. 2023.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Revista Temas em Educação

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).