A IMPORTÂNCIA DA IMAGEM NO CENÁRIO DA CONTEMPORANEIDADE: UMA NECESSIDADE DA EDUCAÇÃO DO OLHAR
Abstract
A época atual é marcada por um fenômeno impactante - o uso demasiado da imagem. Isso tem despertado a atenção de estudiosos das mais diversas áreas, entre eles, de uma forma ainda que tardia, de educadores. O presente artigo trata dessas questões, na perspectiva da evolução do uso da imagem, desde os tempos mais longínquos até a contemporaneidade, e faz alusão também às formas de se ver o mundo das imagens pela ótica da modernidade e da pós- modernidade. Faz referência à passagem de três momentos significativos: o pré- fotográfico, o fotográfico e o pós-fotográfico. Ao mesmo tempo, questiona o paradigma linguístico como única forma de texto na tarefa da comunicação humana. Por fim, refere-se à necessidade premente de uma educação do olhar para que a imagem possa se tornar instrumento não só de comunicação, mas também de construção de conhecimentos, inclusive, de exercício da cidadania. Essa atividade deve ser também e, principalmente, reivindicada pela escola.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Authors who publish in this journal agree to the following terms:
. Authors retain the copyright and grant the journal the right to first publication, with the work simultaneously licensed under the Licença Creative Commons Attribution that allows the sharing of the work with acknowledgment of authorship and initial publication in this magazine. . Authors are authorized to assume additional contracts separately, for non-exclusive distribution of the version of the work published in this journal (eg, publishing in institutional repository or as a book chapter), with acknowledgment of authorship and initial publication in this journal.
. Authors are permitted and encouraged to publish and distribute their work online (eg in institutional repositories or on their personal page) at any point before or during the editorial process, as this can generate productive changes, as well as increase impact and citation of the published work (See O Efeito do Acesso Livre).