REPRENTAÇÕES INFANTIS SOBRE DESENHOS ANIMADOS TELEVISIVOS: UM ESTUDO COM CRIANÇAS ENTRE QUATRO E CINCO ANOS
Abstract
Neste texto, apresentamos os dados de nossa pesquisa de Mestrado realizada no Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal da Paraíba. A investigação objetivou conhecer as representações de crianças com idades entre quatro e cinco anos sobre seus desenhos animados televisivos prediletos, com a intenção de contribuir para melhorar o processo de ensino-aprendizagem, na educação infantil, através da conscientização dos familiares e de educadores sobre a importância da mediação e da utilização dos desenhos animados televisivos como recurso educativo. Trata-se de uma pesquisa empírica qualitativa, baseada na abordagem sociointeracionista, na psicologia do desenvolvimento e no paradigma social da infância, que foi realizada numa escola pública de João Pessoa – Paraíba – com sete crianças. Para que as informações fossem obtidas com mais precisão, foram realizadas entrevistas com as mães e a professora dos sujeitos. Os instrumentos utilizados foram a entrevista-conversa, a confecção de desenhos e a entrevista semiestruturada. Os resultados apontam que os desenhos fazem parte da cultura infantil e promovem o desenvolvimento cognitivo das crianças através de representações e interações. Os discursos infantis revelam crescimento intelectual, autonomia e capacidade de discernimento. Através das imagens em movimento, os desenhos animados podem ativar as emoções, orientar condutas e marcar direções para a ação através da comunicação persuasiva. Também são recursos metodológicos que favorecem aprendizagens e desenvolvem o raciocínio, a imaginação, a reflexão, a criatividade e o domínio de determinados conteúdos apresentados pelos próprios desenhos. Portanto, a educação infantil necessita rever suas metodologias, adequá-las às culturas da
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Authors who publish in this journal agree to the following terms:
. Authors retain the copyright and grant the journal the right to first publication, with the work simultaneously licensed under the Licença Creative Commons Attribution that allows the sharing of the work with acknowledgment of authorship and initial publication in this magazine. . Authors are authorized to assume additional contracts separately, for non-exclusive distribution of the version of the work published in this journal (eg, publishing in institutional repository or as a book chapter), with acknowledgment of authorship and initial publication in this journal.
. Authors are permitted and encouraged to publish and distribute their work online (eg in institutional repositories or on their personal page) at any point before or during the editorial process, as this can generate productive changes, as well as increase impact and citation of the published work (See O Efeito do Acesso Livre).