SABORES DA CASA: PRÁTICAS EDUCATIVAS E CONSTRUÇÃO DE SABERES EM UM TERREIRO DE UMBANDA DE TERESINA – PIAUÍ
Abstract
As religiões de matrizes africanas são de afirmação e de (re)afirmação das identidades dos povos africanos e afrodescendentes no Brasil, imbuídas de elementos identitários e de validação de suas tradições e culturas. São instituições de ensino-aprendizagem para muitos afrodescendentes em diferentes regiões brasileiras. Este artigo traz um recorte de uma dissertação de Mestrado em Educação com título homônimo. O estudo desvela e analisa os saberes produzidos em Terreiros de Umbanda, a partir de uma investigação no Terreiro de ILÊ OYÁ TADE – a Casa da Coroa de Iansã (deusa dos ventos, de origem do Rio Níger da África), localizado em Teresina – Piauí. Questiona, ainda, como as aprendizagens da Umbanda são tão importantes quanto o ensino-aprendizagem escolar: dois instrumentos sociais voltados para a construção de uma cidadania participativa.
Palavras-chave: Umbanda. Práticas educativas. Produção de saberes.
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