A DESCONSTRUÇÃO DA PRÁTICA CIENTÍFICA E O ENSINO DA FILOSOFIA NO ENSINO MÉDIO: LEITURAS DE FOUCAULT, DELEUZE E GUATARRI
Abstract
Esse texto registra uma análise crítica e desconstrutiva da prática científica e do ensino de filosofia no ensino médio. Ã luz de Foucault, Deleuze e Guatarri, considera que a produção e reprodução do conhecimento fundamento no modelo da arvore-mundo perdeu sua validade. Nesse sentido, argumenta que escola de nível médio deve reconfigurar seu currículo a partir de premissas epistemológicas que não mais totalize, hierarquize e descontetualize o saber aprendido pelo educando.
Palavras-chave: Prática científica. Ensino de Filosofia. Ensino médio.
Downloads
References
BAGGINI, J.; FOSL, P. S. As ferramentas dos filósofos: um compêndio sobre conceitos e métodos filosóficos. Tradução Luciana Pudenzi. São Paulo: Loyola, 2008.
DELEUZE, G.; GUATARRI, F. Mil platôs: capitalismo e esquizofrenia. Tradução Aurélio Guerra Neto e Celia Pinto Costa. São Paulo: Editora 34, 2000. (Coleção TRANS). v.1.
_____. O que é a Filosofia? Tradução Bento Prado Jr. e Alberto Alonso Muñoz. 2. ed. São Paulo: Editora 34, 2009. (Coleção TRANS).
FOUCAULT, M. As palavras e as coisas: uma arqueologia das ciências humanas. Tradução Salma T. Muchail. 8. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2000. (Coleção Tópicos).
GALLO, S. Deleuze e a educação. Belo Horizonte: [s.n.], 2008.
NIETZSCHE, F. Humano demasiado humano. Tradução Paulo César de Souza. São Paulo: Companhia das Letras, 2005.
PRIGOGINE, I.; STENGERS, I. A nova aliança. 3. ed. Tradução Miguel Faria e Maria Joaquina Machado Trincheira. Brasília: Ed. Da UNB, 1997.
VEIGA-NETO, A. Foucault e a educação. 2. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2007. (Pensadores e educação).
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Authors who publish in this journal agree to the following terms:
. Authors retain the copyright and grant the journal the right to first publication, with the work simultaneously licensed under the Licença Creative Commons Attribution that allows the sharing of the work with acknowledgment of authorship and initial publication in this magazine. . Authors are authorized to assume additional contracts separately, for non-exclusive distribution of the version of the work published in this journal (eg, publishing in institutional repository or as a book chapter), with acknowledgment of authorship and initial publication in this journal.
. Authors are permitted and encouraged to publish and distribute their work online (eg in institutional repositories or on their personal page) at any point before or during the editorial process, as this can generate productive changes, as well as increase impact and citation of the published work (See O Efeito do Acesso Livre).