EDUCAÇÃO COMO UM ATO POLÍTICO: AS CIRANDAS INFANTIS DO MST
Abstract
O presente artigo tem o objetivo principal de analisar as cirandas infantis do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra como um símbolo de educação política, inserida no projeto educacional do Movimento. Concebe a educação centrada no trabalho, na dimensão de classe e pautada em valores coletivos, críticos à desigualdade social legitimada pelo capital e em busca de uma transformação da sociedade. Além de perpassar o histórico do MST, este trabalho defende as cirandas infantis como parte crucial da educação política do Movimento. Do ponto de vista metodológico, trata-se de uma pesquisa bibliográfica, amparada, sobretudo, por Freire (2013), Caldart (2004), Rosseto (2009), Roseno (2010), Luedke (2013), Vargas (2011) e MST (1996, 2004, 2010). A temática justifica-se devido à importância de se repensar a Educação como um espaço de resistência e uma alternativa para a sociedade desigual e excludente, legitimadas pelo sistema capitalista.
Palavras-chave: MST. Cirandas. Educação Política.
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