IMPRENSA FEMININA: IMAGENS E CONTEÚDOS PARA O FEMININO NAS CAPAS DA REVISTA QUERIDA
Abstract
A imprensa feminina surgiu no Brasil em 1827, com a função de entreter e de trazer conteúdos sobre moda, literatura, artes e política. A partir disso, acompanhando as mudanças da sociedade, agregou às suas páginas conteúdos do universo feminino conforme a época em que era publicada. Mais do que estimular o consumo, as revistas são um importante veículo de difusão de imagens e de conteúdos para o público feminino. Este estudo lança um olhar sobre a imprensa feminina no Brasil, sobretudo as revistas, com o objetivo de investigar quais as imagens da mulher e os conteúdos para o feminino que se espraiavam nas capas da revista Querida, nos anos 50 e 90, através dos títulos, das chamadas e das imagens. Para tanto, foram analisadas capas da revista dos anos de 1954, 1955 e 1990. O estudo revelou que, nos anos 50, as capas de Querida traziam a imagem da mulher adulta de classe média e conteúdos sobre beleza, decoração, culinária, contos e novelas, que desempenhavam um papel persuasivo em relação às condutas adequadas para as mulheres da família burguesa. Nos anos 90, com vistas à demanda mercadológica, as capas da revista Querida traziam a imagem da mulher jovem e televisiva. Com temas sobre moda, beleza, saúde e comportamento, difundia conteúdos para as jovens que não eram tratados no âmbito familiar.
Palavras-chave: Imprensa feminina. Revista Querida. Mulher.
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References
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