EDITORIAL - A EDUCAÇÃO POPULAR EM SAÚDE NA ATUALIDADE: OS CAMINHOS E OS DESAFIOS DE SEU GRUPO TEMÁTICO NA ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE SAÚDE COLETIVA (ABRASCO)
DOI:
https://doi.org/10.22478/ufpb.2359-7003.2019v28n1.44782Abstract
A Educação Popular em Saúde vem se constituindo como uma das concepções e práticas no campo da Saúde Coletiva que tem incidência tanto nas experiências de formação de profissionais em saúde, como também na formação de conselheiros e atores sociais para o Sistema Único de Saúde (SUS), nas práticas de cuidado, de gestão e de ação comunitária. No contexto atual de retrocessos sociais e de ameaças à democracia, a saúde e a educação tem papel determinante nos processos de resistência, organização e fortalecimento de iniciativas de cuidado com as pessoas. A gestão do Grupo Temático (GT) de Educação Popular em Saúde da Associação Brasileira de Saúde Coletiva (ABRASCO) vem tendo como princípios a organização interna e a mobilização para ações na constituição de uma construção compartilhada entre seus membros. Frentes de ação serão detalhadas e analisadas ao longo desse manuscrito. Os caminhos trilhados vêm demonstrando empenho dos membros do GT em fortalecer sua articulação e a integração entre lutas e iniciativas mantidas por cada um e cada uma localmente, diante dos exigentes desafios enfrentados no cotidiano do trabalho em Educação Popular. São evidenciadas possibilidades de diálogo de ideias que nutrem experiências pelo aprendizado de umas com as outras.
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