ENHANCING SCHOOL SCIENCE WITH INDIGENOUS KNOWLEDGE REVIEW: WHAT WE KNOW FROM TEACHERS AND RESEARCH

ENHANCING SCHOOL SCIENCE WITH INDIGENOUS KNOWLEDGE REVIEW: WHAT WE KNOW FROM TEACHERS AND RESEARCH

Authors

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.2359-7003.2019v28n2.46338

Keywords:

Enhancing school science with indigenous knowledge

Abstract

Trata-se de uma resenha da obra Enhancing school science with indigenous knowledge: what we know from teachers and research, de Aikenhead e outros autores. A obra é uma contribuição valiosa a partir de uma experiência concreta em uma rede de ensino canadense e que se torna leitura obrigatória para aqueles interessados nas contribuições da interculturalidade, especialmente ao modo como é tratado o conhecimento tradicional, para o ensino e aprendizagem de ciências.  O texto é organizado por meio de narrativas de professores da rede de ensino sobre suas experiências no processo de implementação do novo currículo. Essas narrativas oferecem o contexto, ou melhor, nas palavras dos autores, as histórias ajudam a aproximar o texto da vida, isto é, das práticas pedagógicas, das vivências e dos desafios enfrentados pelos docentes em direção da construção de uma proposta de ensino de ciências responsivo culturalmente (CReST – Culturally Responsive Science Teacher). A grande síntese que essa obra pode nos oferecer, coerente com a perspectiva intercultural, é que a ciência escolar, estendendo também à formação de professores, à didática e ao próprio currículo de ciências, tem como expectativa que os estudantes indígenas aprendam as explicações científicas, ao mesmo tempo que possam ter reconhecidas e fortalecidas suas identidades. Além disso, para os estudantes não-indígenas, a ciência escolar espera que eles também aprendam as explicações científicas, ao mesmo tempo que possam ampliar seus repertórios e visões de mundo ao compreender as perspectivas indígenas.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

Rodrigo dos Santos Crepalde, Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM)

Degree in Physics, Master and Doctor in Education, professor of higher education, Department of Education in Science, Mathematics and Technologies, acting in the Degree in Rural Education.

References

AIKENHEAD, Glen S. Educação científica para todos. Trad. Maria Teresa Oliveira. Lisboa: Edições Pedago, 2009.

AIKENHEAD, Glen; BROKOFSKY, Jennifer; BODNAR, Theresa; CLARK, Chris; FOLEY, Christie; HINGLEY, Jennifer; ISBISTER, Darryl; JOHANSON, Terry; LAUZE, Cyndi; MYERS, Sarah; ROADHOUSE, Tracy; RIOUX, Tina; SPEIDEL, Elder Darlene; SPEIDEL, Waokiye Don; SRTANGE, Gillian. Enhancing school science with indigenous knowledge: what we know from teachers and research. Saskatoon: Saskatoon Public Schools (Inspiring learning), 2014.

CREPALDE, R. S. & AGUIAR JR., O. G. Abordagem intercultural na educação em ciências: da energia pensada à energia vivida. Educação em Revista, vol. 30, n. 3, pp. 43-61, 2014.

CREPALDE, R. S.; KLEPKA, V.; HALLEY, T. & SOUSA, M. A Integração de Saberes e as marcas dos conhecimentos tradicionais: reconhecer para afirmar trocas interculturais no Ensino de Ciências. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, v. 19, pp. 275-297, 2019.

VALADARES, Juarez Melgaço & SILVEIRA JÚNIOR, Célio da. Entre o cristal e a chama: a natureza e o uso do conhecimento científico e dos saberes tradicionais numa disciplina do Curso de Formação Intercultural para Educadores Indígenas da Universidade Federal de Minas Gerais (FIEI/UFMG). Ciência & Educação, Bauru, v. 22, n. 2, p. 541-553, 2016.

Downloads

Published

2019-09-03

How to Cite

CREPALDE, R. dos S. ENHANCING SCHOOL SCIENCE WITH INDIGENOUS KNOWLEDGE REVIEW: WHAT WE KNOW FROM TEACHERS AND RESEARCH: ENHANCING SCHOOL SCIENCE WITH INDIGENOUS KNOWLEDGE REVIEW: WHAT WE KNOW FROM TEACHERS AND RESEARCH. Revista Temas em Educação, [S. l.], v. 28, n. 2, p. 206–213, 2019. DOI: 10.22478/ufpb.2359-7003.2019v28n2.46338. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/index.php/rteo/article/view/46338. Acesso em: 16 aug. 2024.

Issue

Section

DOSSIER ON INTERCULTURAL EDUCATION: EPISTEMOLOGIES AND NEW TOOLS