ENHANCING SCHOOL SCIENCE WITH INDIGENOUS KNOWLEDGE REVIEW: WHAT WE KNOW FROM TEACHERS AND RESEARCH
ENHANCING SCHOOL SCIENCE WITH INDIGENOUS KNOWLEDGE REVIEW: WHAT WE KNOW FROM TEACHERS AND RESEARCH
DOI:
https://doi.org/10.22478/ufpb.2359-7003.2019v28n2.46338Keywords:
Enhancing school science with indigenous knowledgeAbstract
Trata-se de uma resenha da obra Enhancing school science with indigenous knowledge: what we know from teachers and research, de Aikenhead e outros autores. A obra é uma contribuição valiosa a partir de uma experiência concreta em uma rede de ensino canadense e que se torna leitura obrigatória para aqueles interessados nas contribuições da interculturalidade, especialmente ao modo como é tratado o conhecimento tradicional, para o ensino e aprendizagem de ciências. O texto é organizado por meio de narrativas de professores da rede de ensino sobre suas experiências no processo de implementação do novo currículo. Essas narrativas oferecem o contexto, ou melhor, nas palavras dos autores, as histórias ajudam a aproximar o texto da vida, isto é, das práticas pedagógicas, das vivências e dos desafios enfrentados pelos docentes em direção da construção de uma proposta de ensino de ciências responsivo culturalmente (CReST – Culturally Responsive Science Teacher). A grande síntese que essa obra pode nos oferecer, coerente com a perspectiva intercultural, é que a ciência escolar, estendendo também à formação de professores, à didática e ao próprio currículo de ciências, tem como expectativa que os estudantes indígenas aprendam as explicações científicas, ao mesmo tempo que possam ter reconhecidas e fortalecidas suas identidades. Além disso, para os estudantes não-indígenas, a ciência escolar espera que eles também aprendam as explicações científicas, ao mesmo tempo que possam ampliar seus repertórios e visões de mundo ao compreender as perspectivas indígenas.
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