THE LABYRINTHS OF THE THESIS AND THE FEAR OF DYEING WORDS: FORMATIVE NARRATIVES

narrativas formativas

Authors

  • Aleksandra Nogueira de Oliveira Fernandes Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN)
  • Stenio de Brito Fernandes Secretaria de Estado da Educação e da Cultura do estado do Rio Grande do Norte– SEEC/RN https://orcid.org/0000-0001-6300-9561
  • Marlúcia Menezes de Paiva Centro de Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.2359-7003.2023v32n1.66629

Keywords:

Thesis writing. Formative narratives. Postgraduate studies.

Abstract

Writing is a complex and challenging activity, as there are countless difficulties between the researcher and what is being studied. Therefore, the objective of the study is to reflect on the challenges inherent in writing a doctoral thesis and the fear of writing in the postgraduate universe. The theoretical path undertaken here for analysis followed the assumptions of a qualitative approach. In this way, we carried out a bibliographical and narrative research. The constructed narratives are from a doctoral student in a Graduate Program in Education at a Federal Institute in Brazil. As a result, we deduced that the act of writing in graduate school is sinuous, but possible. Furthermore, these difficulties are even greater for women, who, in addition to academic activities, have to take care of the education of their children, household activities and professional life.Palavras-chave: Escrita da tese. Narrativas formativas. Pós-graduação.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Aleksandra Nogueira de Oliveira Fernandes, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN)

Doutoranda em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional - PPGEP do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte - IFRN, Campus Natal central, na linha de História, Memória e Historiografia da Educação Profissional. Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação - POSEDUC da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN na linha de Formação Humana e Desenvolvimento Profissional Docente (2015). Especialista em Educação, na área de Ensino e Currículo (2010) pela UERN e graduada em Pedagogia pela UERN (2007). Professora de Didática, em regime de dedicação exclusiva, no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN), Campus Mossoró. Professora do curso de Especialização em Educação e Contemporaneidade do IFRN, Campus Mossoró. Atuou como professora efetiva da Educação Infantil na rede pública municipal (2010 a 2012). Atuou como professora colaboradora do Departamento de Educação da Faculdade de Educação da UERN de 2010 a 2015 ministrando disciplinas pedagógicas. Tem experiência na área de Educação, com ênfase na educação profissional, prática de ensino e saberes docentes, educação e trabalho, didática, alfabetização e letramento, educação infantil, desenvolvimento profissional, educação inclusiva e narrativas (auto) biográficas.

 

Stenio de Brito Fernandes, Secretaria de Estado da Educação e da Cultura do estado do Rio Grande do Norte– SEEC/RN

Mestre em Educação pelo Programa de Pós-graduação em Educação (POSEDUC) da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), e relaciona-se à linha de pesquisa Práticas Educativas, Cultura, Diversidade e Inclusão. Especialista em Mídia na Educação pelo Núcleo de Educação a Distância (NEAD/UERN) (2015). Especialista em História do Brasil República pela UERN (2005), possui graduação em Geografia pela UERN (1999). Atualmente é professor estatutário no município de Porto do Mangue/RN (2003), e professor concursado do Estado do Rio Grande do Norte (RN) (2006), alocado no Centro Regional de Educação Especial de Mossoró - CREE-MOS, no município de Mossoró-RN. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação, Memória (Auto) Biográfica e Inclusão (GEPEMABI/UERN). Participou do curso na área da Educação Especial com ênfase no Atendimento Educacional Especializado - AEE (2023). Participo do Projeto de Pesquisa em andamento da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PRPPEG/UERN), intitulado: Ascensão Social por meio dos estudos de estudantes de origem popular: da Educação Básica até a Universidade. Faço parte do Projeto de Extensão, intitulado: Histórias de Vida em Música, Teatro e Desenho: Vozes Silenciadas ? Ação desenvolvida pela Diretoria de Políticas e Ações Inclusivas (DAIN/UERN) e Pró-Reitoria de Extensão (PROEX/UERN). Tem experiência na área de Educação no Ensino Fundamental II e EJA no Ensino de Geografia, Educação Inclusiva e Narrativas (auto) Biográficas.

Marlúcia Menezes de Paiva, Centro de Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN

Professora Titular do Centro de Educação da UFRN. Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (1969), doutorado em Educação: História e Filosofia da Educação, pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1992) e pós-doutorado em educação na Ècole des Hautes Études en Sciences Sociales-EHESS e na Universidade Federal do Rio de Janeiro (2000-2001). Tem experiência na área de Educação (pesquisa, ensino e extensão), com ênfase em História da Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: educação, história da educação, história das práticas sócio-educativas da igreja Católica. A ênfase de suas pesquisas e publicações ocorre na área da educação não formal, particularmente na educação popular.

References

ADICHIE, Chimamanda Ngozi. Para educar crianças feministas: um manifesto. São Paulo: Companhia das Letras, 2017.

ALVES, Branca Moreira; PITANGUY. Jacqueline. O que é feminismo? Coleção primeiros passos. São Paulo: Brasiliense, 1982.

BEAUVOIR, Simone de. O segundo sexo: a experiência vivida. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1980.

BOGDAN, Roberto C.; BIKLEN, Sari Knopp. Investigação qualitativa em educação: uma introdução à teoria e aos métodos. Portugal: Porto Editora, 1994.

CADORE, Marcelo. Bolsonarismo: uma história do conceito. 2021. 78 f. Monografia (Trabalho de Conclusão de Curso em Ciências Sociais). Universidade Federal da Paraíba. João Pessoa, 2021.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.

FRIGOTTO, Gaudêncio. Educação como capital humano: uma teoria

mantenedora do senso comum. In: A produtividade da escola improdutiva.

São Paulo: Cortez, 4. ed, 1993, p.35-68.

JOSSO, Marie Christine. Experiência de vida e formação. 2. ed. Natal: EDUFRN, São

Paulo: Paulus, 2010.

LEHFELD, Neide Aparecida de Souza. Metodologia e conhecimento científico: horizontes virtuais. Petrópolis (RJ): Vozes, 2007.

LISBOA, Teresa Kleba. Gênero, feminismo e serviço social: encontro e desencontros ao longo da história da profissão. Rev. Katálysis. Florianópolis, v. 10, n. 1, p. 66-75, jan./jun. 2010. Disponível em https://www.scielo.br. Acesso em: 17 mar. 2023.

LISPECTOR, Clarice. Um sopro de vida: pulsações. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1978.

LISPECTOR, Clarice. As palavras: nada têm a ver com as sensações, palavras são pedras duras e as sensações delicadíssimas, fugazes, extremas. Rio de Janeiro: Rocco Digital, 2014. E-book.

MARTÍN, Eloísa. Ler, escrever e publicar no mundo das ciências sociais. Revista Sociedade e Estado, v. 33, n. 3, p. 941-961, set./dez., 2018.

PEREIRA, Marcos Villela. A escrita acadêmica: do excesso ao razoável. Revista Brasileira de Educação, v. 18 n. 52, p. 213 – 244, jan./mar., 2013.

SANTOS, Boaventura de Sousa. Um discurso sobre as ciências. 5ª Ed. São Paulo: Cortez, 2008.

SEVERINO, Antônio Joaquim Severino. Metodologia do trabalho científico. São Paulo: Cortez, 2016.

SEVERINO, Antonio Joaquim. Pós-graduação e pesquisa: o processo de produção e de sistematização do conhecimento. Rev. Diálogo Educ., Curitiba, v. 9, n. 26, p. 13-27, jan./abr., 2009.

SILVA, Fabiane Ferreira da; RIBEIRO, Paula Regina Costa. Trajetórias de mulheres na ciência: “ser cientista” e “ser mulher”. Ciência e Educação, Bauru, v. 20, n. 2, p. 449-466, 2014. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/1516-73132014000200012.

SILVA, Juliana Márcia Santos; CARDOSO, Vanessa Clemente; ABREU, Camila Eulálio; SILVA, Lívia Souza. A feminização do cuidado e a sobrecarga da mulher-mãe na pandemia. Revista Feminismos. vol.8, n.3, p. 149-161, set./dez., 2020.

Published

2023-07-20

How to Cite

NOGUEIRA DE OLIVEIRA FERNANDES, A. .; DE BRITO FERNANDES, S.; MENEZES DE PAIVA, M. THE LABYRINTHS OF THE THESIS AND THE FEAR OF DYEING WORDS: FORMATIVE NARRATIVES: narrativas formativas. Revista Temas em Educação, [S. l.], v. 32, n. 1, p. e-rte321202344, 2023. DOI: 10.22478/ufpb.2359-7003.2023v32n1.66629. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/index.php/rteo/article/view/66629. Acesso em: 11 may. 2024.

Most read articles by the same author(s)