OS MECANISMOS DE SELEÇÃO E O DISCURSO DA DEMOCRATIZAÇÃO DO ACESSO NA PERSPECTIVA DAS POLÍTICAS EDUCACIONAIS

Autores/as

  • Tereza Christina Mertens Aguiar Veloso Universidade Federal de Mato Grosso - UFMT
  • Jackeline Nascimento Noronha da Luz Pós-graduação em Educação/Universidade Federal de Mato Grosso - UFMT

Resumen

O presente trabalho realiza uma análise documental em torno do discurso da democratização do acesso à educação superior pública internalizado nos mecanismos de seleção, como observado nas novas propostas: Novo Enem e o SiSU. Teve como fonte de análise os documentos definidores de políticas públicas do Brasil – focalizando no campo da educação superior – segundo as décadas de 1980, 1990 e 2000. Foi possível verificar que a democratização do acesso se apresenta muito mais na compreensão do mero “ato de ingressar” sem levar em consideração outros condicionantes para que isso de fato ocorra principalmente direcionados à classe popular da sociedade. Ela ainda ocorre de maneira contraditória devido os limites impostos pelo sistema capitalista.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Tereza Christina Mertens Aguiar Veloso, Universidade Federal de Mato Grosso - UFMT

Graduada em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1979), graduação em Administração Bacharelado (1983), Mestrado em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso (2000) e Doutorado em Educação pela Universidade Federal de Goiás (2008). É professor Associado da Universidade Federal de Mato Grosso - UFMT.

Jackeline Nascimento Noronha da Luz, Pós-graduação em Educação/Universidade Federal de Mato Grosso - UFMT

Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal de Mato Grosso (2010). Atualmente cursa o Mestrado em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso - UFMT.

Publicado

2013-12-30

Cómo citar

VELOSO, T. C. M. A.; NORONHA DA LUZ, J. N. OS MECANISMOS DE SELEÇÃO E O DISCURSO DA DEMOCRATIZAÇÃO DO ACESSO NA PERSPECTIVA DAS POLÍTICAS EDUCACIONAIS. Revista Temas em Educação, [S. l.], v. 22, n. 2, p. 44–59, 2013. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/index.php/rteo/article/view/17779. Acesso em: 19 dic. 2024.

Número

Sección

ARTÍCULO DE REVISIÓN