A CONSTITUIÇÃO DA PEDAGOGIA: ENTRE A INSTRUCIONALIZAÇÃO E O PARADIGMA DA CIÊNCIA DA EDUCAÇÃO
Resumen
O objetivo do texto é traçar o percurso de constituição da Pedagogia, abordando-a sob os pontos de vista histórico e teórico, a fim de problematizar o modo pelo qual a tendência de instrucionalização do conhecimento pedagógico resultou na fragilização do seu estatuto epistemológico e na redução do seu objeto à esfera das técnicas e instrumentos da instrução escolar. Argumenta-se que o paradigma da Pedagogia como Ciência da Educação consiste em um discurso com potencial de reestruturar princípios e sistemáticas de produção do conhecimento pedagógico, capaz de constituí-la como ciência mediadora da práxis educativa e de fundações político-culturais.
Palavras-chave: Pedagogia. Instrucionalização. Ciência da Educação.
Descargas
Citas
CAMBI, F. História da pedagogia. São Paulo: Ed. da UNESP, 1999.
CARVALHO, A. D. Epistemologia das ciências da educação. Porto: Afrontamento, 1988.
ESTRELA, A. C. Pedagogia ou ciência da educação? Porto: Porto, 1992.
FRANCO, M. A. S.Pedagogia como ciência da educação. 2.ed. São Paulo: Cortez, 2008.
GHEDIN, E.; FRANCO, M. A. S. Questões de método na construção da pesquisa em educação. São Paulo: Cortez, 2008.
HOUSSAYE, J. Para uma definição da pedagogia. In: ______. et al. Manifesto a favor dos pedagogos. Porto Alegre: Artmed, 2004.
LIBÂNEO, José Carlos. Pedagogia e pedagogos, para quê? 4.ed. São Paulo: Cortez, 2001.
______. Ainda as perguntas: o que é pedagogia, quem é o pedagogo, o que deve ser o curso de Pedagogia. In: PIMENTA, S. G. (Org.). Pedagogia e pedagogos: caminhos e perspectivas. São Paulo: Cortez, 2002.
LIBÂNEO, José Carlos; PIMENTA, Selma Garrido. Formação dos profissionais da educação: visão crítica e perspectivas de mudança. In: PIMENTA, S. G. Pedagogia e pedagogos: caminhos e perspectivas. São Paulo: Cortez, 2002.
MAZZOTTI, T. B.; OLIVEIRA, R. J. Ciência (s) da educação. Rio de Janeiro: DP&A, 2000.
PIAGET, J. Psicologia e pedagogia.10.ed. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2010.
PIMENTA, S. G. Para uma ressignificação da didática: ciências da educação, pedagogia e didática (uma revisão conceitual e uma síntese provisória). In: ______. (Org.). Didática e formação de professores: percursos e perspectivas no Brasil e em Portugal. 4.ed. São Paulo: Cortez, 2006.
______. et al. Pedagogia, ciência da Educação? São Paulo: Cortez, 1998.
SAVIANI, D. A pedagogia no Brasil: história e teoria. Campinas: Autores Associados, 2008.
SCHIMIED-KOWAZIK, W. Pedagogia dialética. São Paulo: Brasiliense, 1983.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Los autores que publican en esta revista aceptan los siguientes términos:
. Los autores conservan los derechos de autor y otorgan a la revista el derecho a la primera publicación, con el trabajo licenciado simultáneamente bajo la Licença Creative Commons Attribution que permite compartir el trabajo con reconocimiento de autoría y publicación inicial en esta revista.
. Se autoriza a los autores a asumir contratos adicionales por separado, para la distribución no exclusiva de la versión del trabajo publicado en esta revista (p. Ej., Publicación en repositorio institucional o como capítulo de libro), con reconocimiento de autoría y publicación inicial en esta revista.
. Se permite y se anima a los autores a publicar y distribuir su trabajo en línea (por ejemplo, en repositorios institucionales o en su página personal) en cualquier momento antes o durante el proceso editorial, ya que esto puede generar cambios productivos, así como aumentar el impacto y cita del trabajo publicado (Ver O Efeito do Acesso Livre).