MEMÓRIA DA ALFABETIZAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NA PARAÍBA: A EXPERIÊNCIA DO SEDUP NO PAJAS – PROGRAMA DE ALFABETIZAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS
Resumen
Na história da educação no Brasil, a questão do analfabetismo se apresenta como um desafio permanente. Ações governamentais e da sociedade civil vêm sendo desenvolvidas no sentido de enfrentar essa realidade, tendo uma maior atenção a partir da segunda metade do século XX. O artigo busca refletir sobre a memória da experiência de alfabetização de adultos desenvolvida pelo Serviço de Educação Popular – SEDUP, através do Programa de Alfabetização de Jovens e Adultos – PAJAS, realizado na região do brejo paraibano durante as décadas de 80 e 90 do século passado, com o intuito de compreender sua proposta metodológica e seus objetivos, assim como sua relação com os movimentos sociais da região.
Palavras-chave: Alfabetização. Educação popular, Movimentos sociais.
Descargas
Citas
BERTOLAZZI, A. Novo sindicalismo no campo paraibano: continuidades e mudanças. 1989. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, 1989.
BORGES, C. Alfabetização de adultos como política educacional dos movimentos. Cadernos CRH, Salvador, n.18, p.76-116, 1993.
DOIMO, A. M. A vez e a voz do popular: movimentos sociais e participação no Brasil pós 70. Rio de janeiro: Relime-Dumará: ANPOCS, 1995.
FREIRE, P. Ação cultural para a liberdade e outros escritos. 10. ed. São Paulo: Paz e terra, 2002.
GONH, M. G. Movimentos sociais e educação. São Paulo: Cortez, 1992.
______. Os sem-terra, ONGs e cidadania. 3. ed., São Paulo: Cortez, 2003.
MEDEIROS, M. N. Educação de jovens e adultos como expressão da educação popular: a contribuição do pensamento de Paulo Freire. In: V colóquio Paulo Freire. Anais... Recife: [s.n.], 2005.
MOREIRA, O. L. O sindicato e a usina: redefinindo relações – um estudo sobre as repercussões das lutas sociais dos canavieiros no município de Sapé (1984-1994). 1996.Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, 1996.
NOVAES, R.R. A questão agrária e o papel da Igreja na Paraíba. In: PAIVA. (Org.). Igreja e questão agrária. São Paulo: Loyola, 1985.
PRÊMIO PAULO FREIRE. Educação e Trabalho. Brasília: MTB, FAT, FUTURA, Fundação Roberto Marinho, FIESP, SESI. 1998.
SANTOS, L.L. Alfabetização um instrumento para a formação da cidadania: um estudo sobre a dimensão sócio-política do Programa de alfabetização de Jovens e Adultos da Associação SEDUP – PAJAS. 2000. Monografia (Especialização) –Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, 2000.
SERVIÇO de Educação Popular. Alfabetização é cidadania. Programa de alfabetização de jovens e adultos PAJAS. Assentamentos e comunidades rurais. Guarabira, [19--].
_______. Prêmio Educação para a qualidade do trabalho. PAJAS. Guarabira, 1998.
_______. Relatório anual. Guarabira, 1987.
TOSI, G. Terra e salário para quem trabalha: um estudo sobre os conflitos sociais no brejo paraibano, 1986. Dissertação (Mestrado do Programa de Pós-graduação em Educação) – Universidade Federal da Paraíba, Campina Grande, 1986.
UNESCO. Alfabetização de jovens e adultos no Brasil: lições e práticas. Brasília, 2008.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Los autores que publican en esta revista aceptan los siguientes términos:
. Los autores conservan los derechos de autor y otorgan a la revista el derecho a la primera publicación, con el trabajo licenciado simultáneamente bajo la Licença Creative Commons Attribution que permite compartir el trabajo con reconocimiento de autoría y publicación inicial en esta revista.
. Se autoriza a los autores a asumir contratos adicionales por separado, para la distribución no exclusiva de la versión del trabajo publicado en esta revista (p. Ej., Publicación en repositorio institucional o como capítulo de libro), con reconocimiento de autoría y publicación inicial en esta revista.
. Se permite y se anima a los autores a publicar y distribuir su trabajo en línea (por ejemplo, en repositorios institucionales o en su página personal) en cualquier momento antes o durante el proceso editorial, ya que esto puede generar cambios productivos, así como aumentar el impacto y cita del trabajo publicado (Ver O Efeito do Acesso Livre).