TODA A EDUCAÇÃO DEVE [RIA] SER PARA A EMANCIPAÇÃO SOCIAL E DEMOCRÁTICA
Resumen
O texto aborda a relevância da noção de educação vinculada à emancipação e ao desenvolvimento de uma consciência cidadã. A organização do currículo escolar, pautado nesses valores, deve-se ao fato de que as sociedades contemporâneas foram construídas a partir de uma profunda desigualdade e segregação social e cultural. Tal constatação, exige uma ação consciente do Estado e dos governos, assim como da sociedade civil, comprometidos com a superação dessa dívida social, no sentido de empregar força a serviço de uma escolar efetivamente cidadã.
Palavras-chave: Educação. Emancipação. Cidadania
Descargas
Citas
WERLANG, J. C. Educação, cultura e emancipação: estudo em Theodor Adorno. Passo Fundo, RS: [s.n.],2005. (Coleção Diálogos: 06).
KANT, I. Crítica da razão pura. Petrópolis: Vozes, 1985.
BAUDELOT, C.; ESTABLET, R. L'école capitaliste en France. Paris: Maspéro, 1971.
SANTOS, B. S. A globalização das ciências sociais. São Paulo: Cortez, 2002.
______. A gramática do tempo: para uma nova cultura política. São Paulo: Cortez, 2008.
______. Para um novo senso comum: a ciência, o direito e a política na transição paradigmática. São Paulo: Cortez, 2000.
______. Pela mão de Alice: o social e o político na pós-modernidade. São Paulo: Cortez, 1995.
______. Renovar a Teoria Crítica e reinventar a emancipação social. Tradução Mouzar Benedito. São Paulo: Boitempo, 2007.
FREIRE, P. Educação como prática da liberdade. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1967.
______. A importância do ato de ler: em três artigos que se completam. São Paulo: Cortez, 1992.
______. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo. Paz e Terra, 1996.
______. Pedagogia do oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2005.
GADOTTI, M. Educação e poder: introdução à pedagogia do conflito. 15.ed. São Paulo: Cortez, 2008.
OLIVEIRA, I. B. Boaventura & a educação. Belo Horizonte: Autêntica, 2006. (Coleção pensadores & a educação, 8).
MURARO, C. Será que você é preconceituoso e não sabe? Disponível em: <http://delas.ig.com.br/comportamento/sera+que+voce+e+preconceituoso+e+nao+sabe/n1597058696721.html>. Acesso em: 5 jul.2010.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Los autores que publican en esta revista aceptan los siguientes términos:
. Los autores conservan los derechos de autor y otorgan a la revista el derecho a la primera publicación, con el trabajo licenciado simultáneamente bajo la Licença Creative Commons Attribution que permite compartir el trabajo con reconocimiento de autoría y publicación inicial en esta revista.
. Se autoriza a los autores a asumir contratos adicionales por separado, para la distribución no exclusiva de la versión del trabajo publicado en esta revista (p. Ej., Publicación en repositorio institucional o como capítulo de libro), con reconocimiento de autoría y publicación inicial en esta revista.
. Se permite y se anima a los autores a publicar y distribuir su trabajo en línea (por ejemplo, en repositorios institucionales o en su página personal) en cualquier momento antes o durante el proceso editorial, ya que esto puede generar cambios productivos, así como aumentar el impacto y cita del trabajo publicado (Ver O Efeito do Acesso Livre).