APRENDIZAGEM DO CONCEITO DE COMPOSIÇÃO ARTÍSTICA PARA A LEITURA DE IMAGENS: UM EXPERIMENTO DE ENSINO BASEADO NA TEORIA DE V. V. DAVYDOV
Resumen
O presente trabalho tem como objetivo apresentar reflexões sobre um estudo que utilizou como método de pesquisa o Experimento Didático Formativo. Esse método é utilizado em pesquisas ancoradas na Teoria Histórico-Cultural de Vygotsky (2007) e na Teoria do Ensino Desenvolvimental de Davydov (1988), consistindo na aplicação de um plano de ensino organizado para que os estudantes se apropriem de conceitos essenciais a um objeto de conhecimento. O plano, aplicado a alunos dos anos finais do ensino fundamental de escola pública, teve como conteúdo de ensino a leitura de imagem, e como conceito central a composição artística. Na análise dos dados procurou-se identificar as ações e operações que subsidiam o movimento de construção do conceito de composição artística pelos estudantes, conforme os passos da organização do ensino propostos por Davydov, assim como as contribuições teóricas do campo da arte. Dessa investigação resultou a dissertação de mestrado Aprendizagem de leitura de imagens em artes visuais: contribuições da teoria do ensino desenvolvimental (2013), cujos resultados indicam que essa abordagem constitui uma alternativa a ser considerada no esforço coletivo em busca de melhorar o ensino de arte no contexto da Educação Brasileira, sobretudo quando a escola tem por finalidade educativa garantir aos alunos a apropriação teórica da realidade.
Descargas
Citas
AUMONT, J. A imagem. 16 ed. [Tradução de ABREU, E. S. e SANTORO, C. C.] Campinas/SP: Papirus, 2011.
BARBOSA, A. M. Cultura, beleza, arte e educação. In: ¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬ NUNES, A. L. R. (Org.). Artes visuais leitura de imagens e escola. Ponta Grossa: UEPG, 2012.
BUORO, B. B. Olhos que pintam: a leitura da imagem e o ensino de arte. 2. Ed. São Paulo: Educ/Fapesp/Cortez, 2002.
DAVÍDOV, V. V. Problemas do ensino desenvolvimental – A experiência da pesquisa teórica e experimental na psicologia. [Tradução de José Carlos Libâneo e Raquel A. M. M. Freitas] (DAVÍDOV, V. V. Problems of developmental Teaching – The experience of theoretical and experimental psychological research. Soviet Education, Ago. 1988, vol. XXX, nº. 8).
DONDIS, D. A sintaxe da linguagem visual. São Paulo: Martins Fontes, 2007.
ROSSI, M. H. W. Imagens que falam: leitura da arte na escola. Porto Alegre: Mediação, 2009.
FERRAZ, M. H. C. de T.; FUSARI, M. F. de R. Metodologia do ensino da arte. 2. Ed. São Paulo: Cortez, 1999.
FREITAS, R. A. M. M. Aprendizagem e formação de conceitos na teoria de Vasili Davydov. In: LIBÂNEO, J. C.; SUANNO, M. V. R..; LIMONTA, S. V. (Orgs.). Concepções e práticas de ensino num mundo em mudança. Diferentes olhares para a Didática. Goiânia: CEPED/PUC GO, 2011, p. 71-84.
HEDEGAARD, M. A zona de desenvolvimento proximal como base para o ensino. In: DANIELS, H.(org). Uma introdução a Vygotsky. Trad. Marcos Bagno. São Paulo: Edições Loyola. 2002.
LEONTIEV, A. N. O desenvolvimento do psiquismo. Trad. Rubens Eduardo Frias. 2. ed. São Paulo: Centauro, 2004.
LIBÂNEO, J. C. FREITAS, R. A. M. da M.. A elaboração de planos de ensino (ou de unidades didáticas) conforme a teoria do ensino desenvolvimental. Texto didático (digitado) 2009.
LIBÂNEO, J. C. Didática na formação de professores: entre a exigência Democrática de formação cultural e científica e as demandas das práticas socioculturais. In: SANTOS, A. e SUANNO, M. V. (orgs.). Didática e formação de professores: perspectiva autopoiética. São Paulo: Alínea, 2011.
LIBÂNEO, J. C. FREITAS, M. DA M. A. R. Vasily Vasilyevich Davydov: a escola e a formação do pensamento teórico-científico. In LONGAREZI, M. A. E PUENTES, V. R. (Orgs.). Ensino desenvolvimental: vida, pensamento e obra dos principais representantes russos. Uberlândia: EDUFU, 2013.
PILLAR, A. D. Leitura e releitura. In: _____________. (Org.) A educação do olhar no ensino das artes. 3 ed. Porto Alegre: Mediação, 2003.
VIGOTSKI, L. S. A formação social da mente. 4ª edição brasileira. São Paulo: Martins Fontes, 1991.
______________. Pensamiento y habla. [Tradução de Alejandro Ariel González]. Buenos Aires: Colihue, 2007.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Los autores que publican en esta revista aceptan los siguientes términos:
. Los autores conservan los derechos de autor y otorgan a la revista el derecho a la primera publicación, con el trabajo licenciado simultáneamente bajo la Licença Creative Commons Attribution que permite compartir el trabajo con reconocimiento de autoría y publicación inicial en esta revista.
. Se autoriza a los autores a asumir contratos adicionales por separado, para la distribución no exclusiva de la versión del trabajo publicado en esta revista (p. Ej., Publicación en repositorio institucional o como capítulo de libro), con reconocimiento de autoría y publicación inicial en esta revista.
. Se permite y se anima a los autores a publicar y distribuir su trabajo en línea (por ejemplo, en repositorios institucionales o en su página personal) en cualquier momento antes o durante el proceso editorial, ya que esto puede generar cambios productivos, así como aumentar el impacto y cita del trabajo publicado (Ver O Efeito do Acesso Livre).