A INTERAÇÃO EM EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA ON-LINE

Autores/as

  • Márcia Magarinos de Souza Leão Escola Naval Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Resumen

O presente trabalho apresenta uma revisão das formas de interagir em educação a distância on-line. Primeiramente, há uma discussão sobre o conceito de interação em ambiente on-line. Em seguida, com base nas relações entre professor-aluno, aluno-aluno, aluno-conteúdo, professor-professor, professor-conteúdo e conteúdo-conteúdo descritas por Anderson (2003a), as atuais possibilidades de interação em cursos on-line são descritas, considerando diferentes propostas pedagógicas e desenhos de curso, assim como as variadas funções do professor e do aluno, além da contribuição da tecnologia. A escolha das formas de interação depende das decisões do desenhista instrucional e/ou do professor, com base nos objetivos e nas circunstâncias próprias a cada curso.

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Biografía del autor/a

Márcia Magarinos de Souza Leão, Escola Naval Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Doutora em Linguística Aplicada pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Professora Adjunta de Língua Inglesa da Escola Naval e da Universidade do Estado do Rio de Janeiro

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Publicado

2014-11-28

Cómo citar

MAGARINOS DE SOUZA LEÃO, M. A INTERAÇÃO EM EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA ON-LINE. Revista Temas em Educação, [S. l.], v. 23, n. 2, p. 156–174, 2014. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/index.php/rteo/article/view/20878. Acesso em: 20 dic. 2024.

Número

Sección

REPORTES DE INVESTIGACIÓN