AVALIAÇÃO DO PROGRAMA ESCOLA DE GESTORES: OS DESAFIOS DA PESQUISA COM EGRESSOS

Autores/as

  • Cássia do Carmo Pires Fernandes Universidade Federal de Juiz de Fora
  • Beatriz de Basto Teixeira Universidade Federal de Juiz de Fora

Resumen

O presente trabalho integra a pesquisa de Doutorado da autora, cujo objetivo é de avaliar os resultados do Programa Nacional Escola de Gestores da Educação Básica (PNEGEB) e suas implicações para a gestão escolar municipal em Minas Gerais. Especificamente, este texto consiste na descrição da metodologia, com ênfase no survey por questionário com 536 egressos que concluíram, em 2009, o Curso de Especialização em Gestão Escolar – integrante do PNEGEB - na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e na Universidade Federal de Viçosa (UFV). Para fundamentar a pesquisa, apresenta-se uma contextualização sobre os temas avaliação de políticas públicas, gestão escolar e formação de gestores. Em seguida, é explicitado o processo de construção metodológica e seus desafios desde a articulação para conseguir os contatos com os egressos, passando pela aplicação do questionário online até a realização das entrevistas. Considera-se como premissa que avaliar os resultados de uma política de formação de gestores, quatro anos depois de ser implementada, só seria possível a partir das percepções de seus beneficiários.  Nesse sentido, o distanciamento no “tempo”, numa avaliação ex-post, implicou em compreender as mudanças na prática do gestor, contudo fez com que algumas características do curso se perdessem na memória dos entrevistados e dificultou a localização dos egressos. São comuns, no meio acadêmico, a divulgação dos resultados parciais e finais de pesquisas e a ênfase neles, contudo os desafios para alcançá-los, que incluem o percurso metodológico, não raras vezes, são secundarizados. É aqui que entra a contribuição deste estudo.

Palaras-chave: Avaliação de Política Educacional. Formação de gestores escolares. Metodologia.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Cássia do Carmo Pires Fernandes, Universidade Federal de Juiz de Fora

Universidade Federal de Juiz de Fora Programa de Pós-Graduação em Educação Doutoranda em Educação/Bolsista Capes

Beatriz de Basto Teixeira, Universidade Federal de Juiz de Fora

Possui graduação em Ciências Sociais (1990), mestrado em Educação (1995) e doutorado em Educação (2000) pela Universidade de São Paulo. Atualmente é professora associada IV da Universidade Federal de Juiz de Fora. Leciona no Departamento de Ciências Sociais, no Programa de Pós-graduação em Educação e no Mestrado Profissional em Gestão e Avaliação da Educação Pública da UFJF. Coordena o Grupo de Pesquisa Política e Sociologia da Educação da UFJF. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Política Educacional, atuando principalmente nos seguintes temas: política educacional, políticas curriculares, currículo, gestão da educação e formação de professores.

Citas

AGUIAR, M. A S. A política nacional de formação docente, o Programa Escola de Gestores e o trabalho docente. Educar em Revista, Curitiba, Brasil, n. especial 1, p. 161-172, 2010. Editora UFPR. Disponível em < http://www.scielo.br/pdf/er/nspe1/08.pdf> Acesso em 20 de jul. 2012.

BABBIE, E. Métodos de pesquisas de Survey. Trad. de Guilherme Cezarino. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2003.

BALL, S. J. Education reform: a critical and post structural approach. Buckingham: Open University Press, 1994.

BARRETO, M. S. A formação continuada de gestores escolares em dois municípios mineiros: do PROCAD ao PROGESTÃO. Dissertação de Mestrado. Faculdade de Educação, UnB: 2007.

BOWE, R.; BALL, S. J. With GOLD, A. Reforming education & changing schools: case studies in Policy Sociology. London: Routledge, 1992.

BRUYNE, P., HERMAN, J. e SCHOUTHEETE, M. Dinâmica da pesquisa em Ciências Sociais – Os polos da prática metodológica. Trad. de Ruth Joffily. Rio de Janeiro: Francisco Alves, 1991.

CHIZZOTI, A. Pesquisa em Ciências Humanas e Sociais. São Paulo: Cortez, 1995. 2ª edição.

CONDE, E. S. Diversidade em processo: as políticas públicas em perspectiva. Teoria e cultura, Juiz de Fora, v.1, n. 1, p. 75-95, jan./jun. 2006.

COTTA, T. C. Metodologias de avaliação de programas e projetos sociais: análise de resultados e de impacto. Revista do Serviço Público, Brasília, a.49, v.2, p.103-123, abr/jun. 1998.

DYE, T. R. Understanding public policy. 13. ed. Pearson: Boston, 2008.

FERREIRA, M. A. M. Introduzindo o SPSS. Mimeo. Viçosa: UFV, 2009.

FREY, K. Políticas Públicas: um debate conceitual e reflexões referentes à prática da análise de políticas públicas no Brasil. Planejamento e políticas públicas. N° 21. Brasília: IPEA, jun 2000.

KRAWCZYK, Nora. A gestão escolar: um campo minado: análise das propostas de 11 municípios brasileiros. Educação & Sociedade. Campinas, ano XX, n. 67, p. 112-149, ago, 1999.

LÜCK, H. Perspectivas da gestão escolar e implicações quanto à formação de seus gestores. Em aberto, Brasília, v. 17, n. 72, p. 11-33, fev./jun. 2000.

_______. Liderança em gestão escolar. Rio de Janeiro: Vozes, 2010. Série Cadernos de Gestao; 4. 6ª ed.

_______. Dimensões de gestão escolar e suas competências. Curitiba: Editora Positivo, 2009. MAINARDES, J. Abordagem do ciclo de políticas: uma contribuição para a análise de políticas educacionais. Educação e Sociedade, Campinas, vol.27, n.94, p. 47-69, jan./abr.2006.

MAINARDES, J.; MARCONDES, M. I. Entrevista com Stephen J. Ball: um diálogo sobre justiça social, pesquisa e política educacional. Educação e Sociedade, Campinas, v. 30, n. 106, p. 303-318, jan./abr. 2009. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/es/v30n106/v30n106a15.pdf>

MARCONI, M. A.; LAKATOS, E. M. Fundamentos de metodologia científica. 6ª Ed. São Paulo: Atlas, 2005.

PARO, V. H. Eleição de diretores: a escola pública experimenta a democracia. Campinas, SP: Papirus, 1996.

SOUZA, C. Políticas públicas: uma revisão da literatura. Sociologia, Porto Alegre, ano 8, nº 16, p. 20-45, jul/dez 2006.

SOUZA, A. R.; GOUVEIA, A. B. Diretores de escolas públicas: aspectos do trabalho docente. Educar em Revista, Curitiba, Brasil, nº. especial 1, p. 173-190, 2010. Disponível em <http://www.scielo.br/pdf/er/nspe1/09.pdf> Acesso em 12 de jul. 2012.

TEIXEIRA, B.B. Diretores de escola: reflexões sobre a função e o provimento do cargo. Encontro da ANPAE. Disponível em<http://www.anpae.org.br/iberolusobrasileiro2010/cdrom/18.pdf> Acesso em 12 de jul. 2012.

Publicado

2015-05-03

Cómo citar

PIRES FERNANDES, C. do C.; TEIXEIRA, B. de B. AVALIAÇÃO DO PROGRAMA ESCOLA DE GESTORES: OS DESAFIOS DA PESQUISA COM EGRESSOS. Revista Temas em Educação, [S. l.], v. 24, n. 1, p. 78–90, 2015. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/index.php/rteo/article/view/22008. Acesso em: 30 may. 2024.

Número

Sección

REPORTES DE INVESTIGACIÓN