O USO DA IMPRENSA NOS TRABALHOS EM HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO DO PPGE/ UFPB (2007-2015): UM BALANÇO NECESSÁRIO
Resumen
Nas últimas décadas os trabalhos que utilizam a imprensa como fonte e/ou objeto vêm se consolidando crescentemente, principalmente no âmbito da Pós-Graduação. O objetivo deste estudo é fazer um levantamento das dissertações e teses que utilizam a imprensa como fonte e/ou objeto na Linha de Pesquisa História da Educação no Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Na busca para dar visibilidade ao número crescente de pesquisas que tem nos últimos anos utilizado a imprensa, atreladas a um movimento da área da História da Educação em nível nacional, esse trabalho aborda alguns aspectos da cada vez mais profícua relação entre imprensa e História da Educação, e faz um breve balanço discriminando as fontes, destacando a temporalidade e as temáticas mais recorrentes. Concluímos que no quadro geral das produções da Linha de Pesquisa do referido Programa, a imprensa tem lugar de destaque na compreensão de diferentes objetos, embora ela mesma ainda não tenha sido objeto de investigação.
Palavras-chave: História da Educação. Imprensa. PPGE
Descargas
Citas
ANDRADE, Vivian Galdino de. Alfabetizando os "filhos da rainha" para a civilidade/modernidade: o Instituto Pedagógico em Campina Grande - PB (1919-1942). Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal da Paraíba, 2014.
ARAÚJO, J. C.; SCHELBAUER, A. (Org.). História da educação pela imprensa. Campinas, SP: Alínea, 2007.
BARBOSA, Marinalva. História cultural da imprensa: Brasil, 1800-1900. Rio de Janeiro: Mauad, 2010.
BASTOS, Maria Helena Camara; CATANI, Denise Bárbara. Educação em revista: a imprensa periódica e a história da educação. São Paulo: Escrituras, 2002.
CAMPOS, Raquel Discini de. No rastro dos velhos jornais: considerações sobre a utilização da imprensa não pedagógica como fonte para a escrita da história da educação. In: Revista Brasileira de História da Educação, Campinas-SP, v. 12, n. 1 (28), p. 45-70, jan./abr. 2012. Disponível em:<http://www.rbhe.sbhe.org.br/index.php/rbhe/article/view/320/306>. Acesso em: 10 set. 2015.
CATANI, Denise Bárbara; FARIA FILHO, Luciano Mendes de. Um lugar de produção e a produção de um lugar: a história e a historiografia divulgadas no GT História da Educação da ANPED (1985-2000). Revista Brasileira de Educação, n. 19, p. 113-128, jan./abr. 2002. Disponível em: <http://anped.org.br/rbe/rbedigital/RBDE19/RBDE19_11_DENICE_BARBARA_E_LUCIANO_MENDES.pdf>. Acesso em: 10 set. 2015.
FARIA FILHO, Luciano Mendes de; VIDAL, Diana Gonçalves. As lentes da história: Estudos de historiografia da educação no Brasil. Campinas, São Paulo: Autores Associados, 2005.
GALVÍNCIO, Amanda Sousa. Atuação educacional de Carlos Dias Fernandes na Parahyba do Norte (1913-1925): jornalismo, literatura e conferências. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, 2013.
GONDRA, José Gonçalves (Org.). Pesquisa em História da Educação no Brasil. Rio de Janeiro: DP&A, 2005.
GONÇALVES NETTO, W. Imprensa, civilização e educação: Uberabinha (MG) no início do século XX. In: ARAÚJO, J. C. S.; GATTI JÚNIOR, D. (Org.). Novos temas em história da educação brasileira: instituições escolares e educação na imprensa. Campinas: Autores Associados, 2002. p. 197-225.
LIMEIRA, Aline de Morais. Impressos: veículos de publicidades, fontes para história da educação. Cadernos de História da Educação, v. 11, n. 2, p.367-388, jul./dez. 2012. Disponível em: <http://www.seer.ufu.br/index.php/che/article/view/21702>. Acesso em: 17 mar. 2014.
LUCA, Tania Regina de. História dos, nos e por meio dos periódicos. In: PINSKY, Carla Bassanezi (Org.) Fontes históricas. São Paulo: Contexto, 2010.
MOREL, Marco; BARROS, Mariana Monteiro de. Palavra, imagem e poder: o surgimento da imprensa no Brasil do século XIX. Rio de Janeiro: DP&A, 2003.
MACHADO, Charliton José dos Santos; NUNES, Maria Lúcia da Silva; RODRIGUES, Melânia Mendonça. Dos indícios à constituição da pesquisa em História da Educação no PPGE/ UFPB. Revista HISTEDBR On-line, Campinas, n.37, p. 17-28, mar. 2010. Disponível em: <http://www.histedbr.fe.unicamp.br/revista/edicoes/37/art02_37.pdf>. Acesso em: 26 set. 2015.
OLIVEIRA, Maria de Lourdes Barreto de. A pesquisa em História da Educação na Paraíba. In: ANANIAS; Mauricéia et al. (Orgs). Trilhas da pesquisa em História da Educação. João Pessoa: Editora Universitária/ UFPB, 2012.
PINHEIRO, Antonio Carlos Ferreira. As novas abordagens no campo da história da educação brasileira. In: PINHEIRO, Antonio Carlos Ferreira; TAMBARA, Elomar; XAVIER, Libânia (Orgs.). História da Educação no Brasil: matrizes interpretativas, abordagens e fontes predominantes na primeira década do século XXI. Vitória: EDUFES, 2011.
PINHEIRO, Antônio Carlos; ANANIAS, Mauricéia. Prólogo: um espaço para produção da História da Educação – A Linha de Pesquisa História da Educação. In: Ferronato, Cristiano et al (Orgs.) Trilhas da Pesquisa em História da Educação. João Pessoa: Editora Universitária/ UFPB, 2012.
SANTOS, Erinalva Lopes dos. Educação feminina: idéias e concepções sobre a formação da mulher veiculadas na imprensa da Parahyba do Norte (1912-1927). Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, 2015.
SCHELBAUER, Analete Regina; LOMBARDI, José Claudinei; MACHADO, Maria Cristina Gomes (Orgs.). Educação em debate: perspectivas, abordagens e historiografia. Campinas: Autores Associados, 2006.
SENA, Fabiana. Imprensa e instrução pública no Império: o modo epistolar nos jornais do Rio de Janeiro e da Paraíba. Revista Brasileira de História da Educação, v. 14, n. 1 (34), p. 73-97, jan/abr. 2014. Disponível em: <http://www.rbhe.sbhe.org.br/index.php/rbhe/article/view/451/pdf_13>. Acesso em: 31 mai 2014.
VASCONCELOS, Larissa Meira de. Esculpindo corpos e formando hábitos: uma abordagem histórico-educacional sobre as construções de gênero na imprensa paraibana (1913-1932). Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, 2015.
VIEIRA, Carlos Eduardo. Jornal diário como fonte e como tema para a pesquisa em História da Educação: um estudo da relação entre imprensa, intelectuais e modernidade nos anos de 1920. In: OLIVEIRA, Marcus Aurélio Taborda de. (Org.). Cinco estudos em história e historiografia da educação. Belo Horizonte: Autêntica, 2007.
ZANLORENZI, Claudia Maria Petchak. História da Educação, fontes e imprensa. Revista HistedBr On-line, Campinas, n. 40, p. 60-71, dez. 2010. Disponível em: <http://www.fae.unicamp.br/revista/index.php/histedbr/article/view/3370>. Acesso em 14 de jan. 2014.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Los autores que publican en esta revista aceptan los siguientes términos:
. Los autores conservan los derechos de autor y otorgan a la revista el derecho a la primera publicación, con el trabajo licenciado simultáneamente bajo la Licença Creative Commons Attribution que permite compartir el trabajo con reconocimiento de autoría y publicación inicial en esta revista.
. Se autoriza a los autores a asumir contratos adicionales por separado, para la distribución no exclusiva de la versión del trabajo publicado en esta revista (p. Ej., Publicación en repositorio institucional o como capítulo de libro), con reconocimiento de autoría y publicación inicial en esta revista.
. Se permite y se anima a los autores a publicar y distribuir su trabajo en línea (por ejemplo, en repositorios institucionales o en su página personal) en cualquier momento antes o durante el proceso editorial, ya que esto puede generar cambios productivos, así como aumentar el impacto y cita del trabajo publicado (Ver O Efeito do Acesso Livre).