EDUCAÇÃO DE PESCADORAS NA BAHIA: NOTAS DE UM MAPEAMENTO

EDUCATION OF FISHERWOMEN IN BAHIA: NOTES OF A MAPPING

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.2359-7003.2021v30n1.53344

Palavras-chave:

Mapeamento, Educação, Pescadoras

Resumo

Mapeamento de teses e dissertações de quatro (4) universidades públicas do Estado da Bahia, que teve como objetivo localizar pesquisas que refletissem a educação de pescadoras no âmbito do estado. O artigo procura apresentar os trabalhos encontrados através da análise dos resumos, descrevendo os principais assuntos abordados, a perspectiva metodológica e as áreas de conhecimento, por meio da seleção dos trabalhos em blocos temáticos. Concluímos que há uma escassez de trabalhos acadêmicos que reflitam a educação de pescadoras no Estado da Bahia e consideramos a necessidade de ampliação dos mesmos.

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Biografia do Autor

Hugo Silva Caetano, Universidade do Estado da Bahia

Mestre em Educação e Contemporaneidade pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Estuda processos educativos de pescadoras/marisqueiras. Possui Licenciatura em Filosofia pela Faculdade Batista Brasileira (FBB) e tem experiência no ensino de Filosofia e Sociologia no Ensino Médio. Atuou como Secretário de Educação do Município de Salinas da Margarida-BA e como assessor do Grupo de Trabalho para a Elaboração das Diretrizes Estaduais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e o Ensino da Cultura Afro-Brasileira e Africana (lei 10.639/2003) pela SEC-BA, além de ser um dos co-autores do livro Salinas: o mar, a lama e a vida. Palavras-chave: processos educativos-pescadoras-currículo-educação das relações étnicorraciais.

Letícia Maria S. Pereira, Satre COC Brasil

Doutora pelo Programa de Literatura e Cultura da Universidade Federal da Bahia (UFBA), com participação no Programa de Doutorado Sanduíche no Exterior - CAPES, realizado na University of California em Berkeley, pelo Department of African American Studies na Califórnia/USA (2015-2016). Mestre em Letras (UFBA), graduada em licenciatura e bacharelado em Letras Vernáculas (UFBA). É pesquisadora do Projeto EtniCidades: outros interpretes do Brasil (ILUFBA) e do Projeto A cor da Bahia: Programa de Pesquisa e Formação sobre Relações Raciais, Cultura e Identidade Negra na Bahia (FFCH/UFBA). Atuou como vice-coordenadora geral do Projeto Conexões de Saberes: diálogos entre a universidade e as comunidades populares - MEC - SECADI/PROEXT- UFBA (2005-2012). Tem experiência em Educação à Distância e na área de Letras, com ênfase em Literatura Brasileira e Comparada, atuando ainda nos seguintes temas: Literatura Afro-brasileira, Cinema Negro, Educação para relações étnico-raciais, Gênero e Etnicidade.

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Publicado

2021-01-04

Como Citar

CAETANO, H. S.; S. PEREIRA, L. M. EDUCAÇÃO DE PESCADORAS NA BAHIA: NOTAS DE UM MAPEAMENTO: EDUCATION OF FISHERWOMEN IN BAHIA: NOTES OF A MAPPING. Revista Temas em Educação, [S. l.], v. 30, n. 1, 2021. DOI: 10.22478/ufpb.2359-7003.2021v30n1.53344. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/index.php/rteo/article/view/53344. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

ARTIGO DE REVISÃO