NOVA GESTÃO PÚBLICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA NO BRASIL: PARCERIA PÚBLICO-PRIVADA, ESFERA LOCAL E TRABALHO DOCENTE

NEW PUBLIC MANAGEMENT IN BRAZILIAN'S ELEMENTARY SCHOOL: PUBLIC-PRIVATE PARTNERSHIP, LOCAL AND TEACHING WORK

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.2359-7003.2020v29n3.56108

Palavras-chave:

Parceria público privada, Nova Gestão Pública, Educação Básica no Brasil, Trabalho docente

Resumo

Este artigo discute alguns efeitos da parceria público-privada sobre a gestão e o trabalho docente nas escolas de educação básica, no âmbito de um governo municipal. Os dados para o estudo, com predominância qualitativa, foram coletados por meio de documentos, observação e entrevistas com os docentes e gestores de município de pequeno porte da Região de Campo das Vertentes de Minas Gerais. Constatou-se que as estratégias adotadas, embasadas em uma lógica mercantil, disseminaram regras de competitividade entre docentes e entre escolas, ao estipular metas pautadas em métricas, com prestação de contas. Acarretaram em intensificação do trabalho docente, com a ampliação da jornada dentro e fora da escola, e a perda de interações professor(a)/estudantes no cotidiano das relações escolares.

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Biografia do Autor

Lívia Maria Fraga Vieira, PPGE - Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG

Doutora em Educação. Professora Associada da Faculdade de Educação da UFMG.

Kildo Adevair Dos Santos, GESTRADO/UFMG

Doutor em Políticas Públicas da Educação e Profissão Docente no Doutorado Latino-Americano da FAE/UFMG. Membro do Grupo de Estudos sobre Política Educacional e Trabalho Docente – Gestrado/FaE/UFMG. Membro do Grupo de pesquisas Mediações Pedagógicas e Cidadania – Unisinos. Pesquisador associado do Instituto de Estudos Peruanos – IEP.

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Publicado

2020-12-02

Como Citar

VIEIRA, L. M. F.; DOS SANTOS, K. A. NOVA GESTÃO PÚBLICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA NO BRASIL: PARCERIA PÚBLICO-PRIVADA, ESFERA LOCAL E TRABALHO DOCENTE: NEW PUBLIC MANAGEMENT IN BRAZILIAN’S ELEMENTARY SCHOOL: PUBLIC-PRIVATE PARTNERSHIP, LOCAL AND TEACHING WORK. Revista Temas em Educação, [S. l.], v. 29, n. 3, 2020. DOI: 10.22478/ufpb.2359-7003.2020v29n3.56108. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/index.php/rteo/article/view/56108. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Dossiê: Restaurações conservadoras no campo educacional na América Latina