Educação literária no Instagram:

mapeamento de perfis, páginas e conteúdos compartilhados

Autores

Palavras-chave:

Educação, Literatura infantil, Internet

Resumo

Este trabalho assume como objetivo coletar perfis e páginas da rede social Instagram para analisar e refletir criticamente sobre como a educação literária com foco principalmente na literatura infantil é promovida. A coleta de dados realiza-se a partir da perspectiva netnográfica e depois esses dados são organizados em gráficos que caracterizam os perfis e páginas conforme o que publicam e o entendimento que tem da leitura literária.  Dos 56 perfis identificados, 11 são perfis pessoais, que mesclam tanto o conteúdo de vida pessoal quanto relacionado à leitura literária, e 45 são páginas vinculadas a projetos. Essa distinção de algum modo caracteriza os conteúdos compartilhados e o modo de interagir com os seguidores, implicando em efeitos de sentido diversos o que se busca exemplificar. A quantidade de conteúdo compartilhado é analisada sob uma perspectiva crítica, pretendendo motivar a reflexão sobre a qualidade da informação, visto que a promoção de uma educação literária não se efetiva sem um processo formativo de mediadores de leitura que pode começar na internet,  mas não se reduz ao que nela é publicado.

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Biografia do Autor

Marilia Forgearini Nunes, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Faculdadede Educação

Departamento de Enisno e Currículo

Área Formação Pedagógica e Linguagem

Joana Wurth Geller, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Estudante de Graduação, Licenciatura em Pedagogia (FACED/UFRGS), Bolsista de Iniciação Científica (PIBIC/CNPq).

Referências

REFERÊNCIAS

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Publicado

2022-12-15

Como Citar

NUNES, M. F.; WURTH GELLER, J. Educação literária no Instagram: : mapeamento de perfis, páginas e conteúdos compartilhados. Revista Temas em Educação, [S. l.], v. 32, n. 1, p. e-rte321202303, 2022. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/index.php/rteo/article/view/64179. Acesso em: 16 abr. 2024.

Edição

Seção

Dossiê Temático - Literatura Infantil