AS INTERAÇÕES ENTRE RELIGIÃO E SOCIEDADE NA TRADIÇÃO AVÉSTICA E NA LITERATURA APOCALÍPTICA JUDAICA (um estudo comparado da temática do ordálio universal na Yasna 51 no Livro Etiópico de Enoch, 67)

Autores

  • Raul Vitor Rodrigues Peixoto

Palavras-chave:

Judaísmo Helenístico, Literatura Apocalíptica, Sincretismo Religioso, Antiguidade, Zoroastrismo.

Resumo

Este artigo tem por objetivo fazer um estudo comparativo das tradições apocalípticas das sociedades iranianas e judaica com foco na crença partilhada em uma prática que pode ser descrita como “ordálio universal”. Ao se estudar comparativamente esta prática decisória pretende-se compreender melhor as suas origens e aspectos sociais comuns, além de elucidar como a crença na sua lógica moldou as práticas discursivas dessas duas sociedades.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Raul Vitor Rodrigues Peixoto

Mestre em história pela Universidade Federal de Goiás, Doutorando em História pela Universidade de Brasília. Pesquisador financiado pelo CNPq.

Downloads

Publicado

2014-06-30

Como Citar

PEIXOTO, R. V. R. AS INTERAÇÕES ENTRE RELIGIÃO E SOCIEDADE NA TRADIÇÃO AVÉSTICA E NA LITERATURA APOCALÍPTICA JUDAICA (um estudo comparado da temática do ordálio universal na Yasna 51 no Livro Etiópico de Enoch, 67). Saeculum, [S. l.], n. 30, 2014. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/index.php/srh/article/view/22248. Acesso em: 5 nov. 2024.

Edição

Seção

Dossiê: História e História das Religiões