AS INTERAÇÕES ENTRE RELIGIÃO E SOCIEDADE NA TRADIÇÃO AVÉSTICA E NA LITERATURA APOCALÍPTICA JUDAICA (um estudo comparado da temática do ordálio universal na Yasna 51 no Livro Etiópico de Enoch, 67)

  • Raul Vitor Rodrigues Peixoto
Palavras-chave: Judaísmo Helenístico, Literatura Apocalíptica, Sincretismo Religioso, Antiguidade, Zoroastrismo.

Resumo

Este artigo tem por objetivo fazer um estudo comparativo das tradições apocalípticas das sociedades iranianas e judaica com foco na crença partilhada em uma prática que pode ser descrita como “ordálio universal”. Ao se estudar comparativamente esta prática decisória pretende-se compreender melhor as suas origens e aspectos sociais comuns, além de elucidar como a crença na sua lógica moldou as práticas discursivas dessas duas sociedades.

Biografia do Autor

Raul Vitor Rodrigues Peixoto
Mestre em história pela Universidade Federal de Goiás, Doutorando em História pela Universidade de Brasília. Pesquisador financiado pelo CNPq.
Publicado
2014-06-30
Como Citar
PEIXOTO, R. V. R. AS INTERAÇÕES ENTRE RELIGIÃO E SOCIEDADE NA TRADIÇÃO AVÉSTICA E NA LITERATURA APOCALÍPTICA JUDAICA (um estudo comparado da temática do ordálio universal na Yasna 51 no Livro Etiópico de Enoch, 67). Sæculum – Revista de História, n. 30, 30 jun. 2014.
Seção
Dossiê: História e História das Religiões