AS INTERAÇÕES ENTRE RELIGIÃO E SOCIEDADE NA TRADIÇÃO AVÉSTICA E NA LITERATURA APOCALÍPTICA JUDAICA (um estudo comparado da temática do ordálio universal na Yasna 51 no Livro Etiópico de Enoch, 67)

Autores/as

  • Raul Vitor Rodrigues Peixoto

Palabras clave:

Judaísmo Helenístico, Literatura Apocalíptica, Sincretismo Religioso, Antiguidade, Zoroastrismo.

Resumen

Este artigo tem por objetivo fazer um estudo comparativo das tradições apocalípticas das sociedades iranianas e judaica com foco na crença partilhada em uma prática que pode ser descrita como “ordálio universal”. Ao se estudar comparativamente esta prática decisória pretende-se compreender melhor as suas origens e aspectos sociais comuns, além de elucidar como a crença na sua lógica moldou as práticas discursivas dessas duas sociedades.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Raul Vitor Rodrigues Peixoto

Mestre em história pela Universidade Federal de Goiás, Doutorando em História pela Universidade de Brasília. Pesquisador financiado pelo CNPq.

Publicado

2014-06-30

Cómo citar

PEIXOTO, R. V. R. AS INTERAÇÕES ENTRE RELIGIÃO E SOCIEDADE NA TRADIÇÃO AVÉSTICA E NA LITERATURA APOCALÍPTICA JUDAICA (um estudo comparado da temática do ordálio universal na Yasna 51 no Livro Etiópico de Enoch, 67). Saeculum, [S. l.], n. 30, 2014. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/index.php/srh/article/view/22248. Acesso em: 26 may. 2024.

Número

Sección

Dossiê: História e História das Religiões