Objetos nos Museus e ensino de história

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.2317-6725.2020v25n42.51996

Palavras-chave:

Museu, Ensino de História, Objetos, Cultura Material

Resumo

Este artigo propõe uma análise sobre parte da documentação contida no Museu do Ouro, localizado na cidade de Sabará, estado de Minas Gerais, investigando como se deu a formação da coleção em exposição. Destaco o museu histórico a partir da tradição antiquária, assim como afirmo que a cultura material musealizada é um potente recurso para o ensino de história, revelando as tramas entre memória e esquecimento presentes nas exposições. Os professores dispõem de objetos, imagens e cenários ricamente estruturados, − que podem ser relacionados ao currículo escolar – propondo, dessa maneira, questões sobre história e memória decorrentes do período minerador. A cultura material musealizada abre possibilidades de experiências sensíveis em um processo de aprendizagem, relacionado a questões socialmente vivas. Relacionando objetos expostos e conteúdos da história, professores podem elaborar nova forma de conhecimento, que, por sua vez, poderá ser compartilhado com os estudantes no momento da visita e no pós visita aos museus.

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Biografia do Autor

Jezulino Lúcio Mendes Braga, Universidade Federal de Minas Gerais

Jezulino Lúcio Mendes Braga é doutor em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (2014) com período sanduíche na Universidade Autônoma de Barcelona. É coordenador do curso de Museologia da Escola de Ciência da Informação (UFMG). Integra o Mestrado Profissional Educação e Docência da Faculdade de Educação da UFMG. Pesquisa processos educativos em museus e práticas de memória no ensino de história. Membro do Grupo de Pesquisa Polis e Mnemosine: Cidade, Memória e Educação. Membro do MEIO (Museus, Educação, Imagens e Oralidades) e da Rede de Museus da UFMG.

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Publicado

2020-06-16

Como Citar

BRAGA, J. L. M. Objetos nos Museus e ensino de história. Sæculum - Revista de História, [S. l.], v. 25, n. 42 (jan./jun.), p. 121–137, 2020. DOI: 10.22478/ufpb.2317-6725.2020v25n42.51996. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/index.php/srh/article/view/51996. Acesso em: 26 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos