Educação, História e Museus: uma reflexão sobre o ensino de história

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.2317-6725.2022v27n46.62074

Palavras-chave:

Formação Professores, Ensino de História, História Regional, Museus, História Local

Resumo

O presente artigo busca discutir a relação da prática de ensino da história e da cultura local com a aprendizagem e consciência histórica de estudantes do curso de Pedagogia de uma Instituição Federal de Ensino Superior no sul de Mato Grosso. Apresentam-se como fontes da pesquisa as reflexões presentes no portfólio solicitado na disciplina como instrumento avaliativo, de caráter processual e formativo, com uso autorizado pelas estudantes. O objetivo da pesquisa é o de compreender, por meio dos sentidos construídos na visitação a museus locais e regionais, a aprendizagem e consciência histórica das estudantes de pedagogia. Nesse sentido, a reflexão acerca da educação patrimonial tem se dado não apenas no sentido da sua preservação e conservação, mas na problematização em relação as instituições, os agentes, os acervos e os objetos numa perspectiva crítica. Os resultados demonstram a relevância do trabalho intencional com o conhecimento histórico, do acesso ao patrimônio histórico-cultural e da reflexão sobre ele na aprendizagem e consciência histórica.

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Biografia do Autor

Merilin Baldan, Universidade Federal de Mato Grosso / Universidade Federal de Rondonópolis

Docente na UFMT/CUR – UFR no curso de Pedagogia e no Programa de Pós-Graduação em Educação. Pedagoga, Mestre em Educação Escolar e Doutora em Educação.

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Publicado

2022-07-08

Como Citar

BALDAN, M. Educação, História e Museus: uma reflexão sobre o ensino de história. Sæculum – Revista de História, [S. l.], v. 27, n. 46, p. 306–326, 2022. DOI: 10.22478/ufpb.2317-6725.2022v27n46.62074. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/index.php/srh/article/view/62074. Acesso em: 2 out. 2022.

Edição

Seção

Dossiê Memória, patrimônio cultural e processos educativos: Diálogos e reflexões