Sud chesti
a ciência soviética sob o escrutínio do regime
DOI:
https://doi.org/10.22478/ufpb.2317-6725.2023v28n48.65620Palavras-chave:
Cinema, Ciência, União Soviética, Stalinismo tardioResumo
O filme Sud chesti [Tribunal de honra], 1948, do diretor Abram Room, foi um dos elementos da campanha do regime soviético na mídia para devolver o gênio à garrafa após a abertura cultural para os aliados e o relaxamento social durante e imediatamente após a Segunda Guerra. Era necessário justificar ao país a reviravolta da situação internacional com a Guerra Fria, o corte dos vínculos com os ex-aliados, a contenção da espionagem industrial promovida pelos mesmos contra a URSS, a sujeição da ciência aos ditames políticos e a repressão aos defensores da reforma, aproximação e distensão. Para sua análise, foi empregada a sócio-história cinematográfica de Marc Ferro, com sua busca pelo entrelaçamento de política, sociedade e cinema, com a intenção de permitir ao cinema apresentar a sociedade e a política sob outra perspectiva, e estes ao modelarem o cinema e serem por ele influenciadas. As parcelas da audiência identificados com o regime e seu novo nacionalismo exacerbado do pós-guerra encontravam em Sud chesti os elementos para a identificação e a perseguição dos inimigos internos, como direcioná-los ao renascido tribunal de honra, e a entender o papel deste na educação política das massas. A defesa da pátria imiscui-se com o objetivo de controle do saber científico e de seus contatos com o exterior.
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Fontes
SUD chesti [Tribunal de honra]. Direção: Abram Room. Moscou: Mosfilm, 1948. 1 DVD (90 min), P&B.
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