Sud chesti
a ciência soviética sob o escrutínio do regime
DOI :
https://doi.org/10.22478/ufpb.2317-6725.2023v28n48.65620Mots-clés :
Cinema, Ciência, União Soviética, Stalinismo tardioRésumé
O filme Sud chesti [Tribunal de honra], 1948, do diretor Abram Room, foi um dos elementos da campanha do regime soviético na mídia para devolver o gênio à garrafa após a abertura cultural para os aliados e o relaxamento social durante e imediatamente após a Segunda Guerra. Era necessário justificar ao país a reviravolta da situação internacional com a Guerra Fria, o corte dos vínculos com os ex-aliados, a contenção da espionagem industrial promovida pelos mesmos contra a URSS, a sujeição da ciência aos ditames políticos e a repressão aos defensores da reforma, aproximação e distensão. Para sua análise, foi empregada a sócio-história cinematográfica de Marc Ferro, com sua busca pelo entrelaçamento de política, sociedade e cinema, com a intenção de permitir ao cinema apresentar a sociedade e a política sob outra perspectiva, e estes ao modelarem o cinema e serem por ele influenciadas. As parcelas da audiência identificados com o regime e seu novo nacionalismo exacerbado do pós-guerra encontravam em Sud chesti os elementos para a identificação e a perseguição dos inimigos internos, como direcioná-los ao renascido tribunal de honra, e a entender o papel deste na educação política das massas. A defesa da pátria imiscui-se com o objetivo de controle do saber científico e de seus contatos com o exterior.
Téléchargements
Références
BO, João Lanari. Cinema para russos, cinema para soviéticos. Rio de Janeiro: Bazar do Tempo, 2019.
BOOBBYER, Philip. The Stalin Era. Londres: Routledge, 2000.
BROWN, Archie. Ascensão e queda do comunismo. Rio de Janeiro: Record, 2010.
BRZEZINSKI, Zbigniew. Ideologia e poder na política soviética. Rio de Janeiro: GRD, 1963.
DEJONG-LAMBERT, William. The Cold War politics of genetic research: an introduction to the Lysenko Affair. Nova York: Springer, 2012. DOI: https://doi.org/10.1007/978-94-007-2840-0
DEUTSCHER, Isaac. Stalin. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2006.
FERNANDES, Luís. O enigma do socialismo real. Rio de Janeiro: Mauad, 2000.
FERRO, Marc. Cinema e História. São Paulo: Paz e Terra, 1992.
FERRO, Marc. El cine, una vision de la Historia. Akal: Madrid, 2008.
FERRO, Marc. O filme: uma contra-análise da sociedade? In LE GOFF, Jacques; NORA, Pierre. História: novos objetos. Rio de Janeiro: Francisco Alves, 1976.
FIGES, Orlando. Sussurros: a vida privada na Rússia de Stalin. Rio de Janeiro: Record, 2010.
FIGES, Orlando. Uma história cultural da Rússia. Rio de Janeiro: Record, 2017.
FITZPATRICK, Sheila. Everyday Stalinism: ordinary life in extraordinary times. Nova York: Oxford University Press, 1999. DOI: https://doi.org/10.1093/oso/9780195050004.001.0001
FÜRST, Juliane (org.). Late Stalinist Russia: society between reconstruction and reinvention. Londres: Routledge, 2006. DOI: https://doi.org/10.4324/9780203969687
FÜRST, Juliane. Stalin’s last generation. Oxford: Oxford University Press, 2010. DOI: https://doi.org/10.1093/acprof:oso/9780199575060.001.0001
GORLIZKI, Yoram; KHLEVNIUK, Oleg. Cold peace: Stalin and the Soviet ruling circle, 1945–1953. Nova York: Oxford University Press, 2004. DOI: https://doi.org/10.1093/acprof:oso/9780195165814.001.0001
HASTEDT, Glenn. Spies, wiretaps, and secret operations. Santa Barbara: ABC-CLIO, 2011. DOI: https://doi.org/10.5040/9798216017486
HOBSBAWM, Eric (org.). História do Marxismo. 3: O Marxismo na época da Terceira Internacional. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987.
JORAVSKY, David. The Lysenko affair. Chicago: University of Chicago Press, 2010.
JUVILER, Peter. Freedom's Ordeal: the struggle for human rights and democracy in post-Soviet States. Philadelphia: University of Pennsylvania Press, 1998. DOI: https://doi.org/10.9783/9780812202397
KALIC, Sean. Spies. Santa Barbara: ABC-CLIO, 2019.
KOJEVNIKOV, Alexei. Stalin's great Science: the times and adventures of Soviet physicists. Londres: Imperial College Press, 2004. DOI: https://doi.org/10.1142/p307
LABARRÉRE, André Z. Atlas del cine. Madrid: AKAL, 2009.
LAWTON, Anna. Red screen: politics, society, art in Soviet Cinema. Londres: Routledge, 1992.
LEWIN, Moshe. O fenômeno Gorbachev. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1988.
LEWIN, Moshe. O século soviético. Rio de Janeiro: Record, 2007.
MEDVEDEV, Roy. Let history judge: the origins and consequences of Stalinism. Nova York: Columbia University Press, 1989.
MEDVEDEV, Zhores; MEDVEDEV, Roy. Um Stalin desconhecido. Record: Rio de Janeiro, 2006.
MEHNERT, Klaus. O Homem Soviético. São Paulo: Boa Leitura, 1966.
MILLER, Jamie. Soviet cinema: politics and persuasion under Stalin. Nova York: I.B. Tauris, 2010. DOI: https://doi.org/10.5040/9780755697557
MONTEFIORE, Simon. Stálin: a corte do czar vermelho. São Paulo: Companhia das Letras, 2006.
OVERY, Richard J. Os ditadores. Rio de Janeiro: José Olympio, 2009.
ROLLBERG, Peter. Historical dictionary of Russian and Soviet cinema. Lanham: Scarecrow Press, 2009.
RUBENSTEIN, Joshua; NAUMOV, Vladimir. Stalin's secret Pogrom. New Haven: Yale University Press, 2001.
SAKHAROV, Andrei. Meu país e o mundo. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1976.
SEGRILLO, Angelo. Europa ou Ásia? A questão da identidade russa nos debates entre ocidentalistas, eslavófilos e eurasianistas. Tese de Livre-docência. USP. São Paulo, 2016.
SIBLEY, Katherine. Red spies in America. Lawrence: University Press of Kansas, 2004.
SUNY, Ronald. The Cambridge History of Russia, vol. 3. Cambridge: Cambridge University Press, 2006. DOI: https://doi.org/10.1017/CHOL9780521811446
TUCKER, Spencer (org.). The Cold War: the definitive encyclopedia and document collection. Santa Barbara: ABC-CLIO, 2020. DOI: https://doi.org/10.5040/9798216961857
VALIM, Alexandre Busko. Cinema e Guerra Fria: entre Hollywood e Moscou. In: TEIXEIRA DA SILVA, Francisco Carlos; LEÃO, Karl Shurster Sousa; LAPSKY, Igor (orgs.). O cinema vai à guerra. Rio de Janeiro: Campus, 2015, p. 179-191.
VOLKOGONOV, Dmitri. Stalin: triunfo e tragédia. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2004, 2 vols.
Fontes
SUD chesti [Tribunal de honra]. Direção: Abram Room. Moscou: Mosfilm, 1948. 1 DVD (90 min), P&B.
Téléchargements
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
(c) Tous droits réservés Moisés Wagner Franciscon 2023
Ce travail est disponible sous licence Creative Commons Attribution - Pas d’Utilisation Commerciale 4.0 International.
A revista Sæculum permite aos autores a manutenção dos direitos autorais pelo seu trabalho, no entanto eles devem repassar direitos de primeira publicação ao periódico.