OS INTELECTUAIS: QUESTÕES HISTÓRICAS E HISTORIOGRÁFICAS – UMA DISCUSSÃO TEÓRICA

Autores/as

  • Rubens Arantes Correa UEMG

Palabras clave:

História dos Intelectuais, História Política, Historiografia.

Resumen

Busca-se, com o artigo, situar o objeto de estudo – os intelectuais – dentro das possibilidades teóricas oferecidas pela história intelectual, em particular, e pelas ciências sociais, em geral. Sabe-se que a história intelectual ainda é, nos dias de hoje, um domínio do campo historiográfico em processo de construção, em termos de metodológicos. Nesse particular opta-se em proceder pela compreensão da perspectiva adotada por Jean François Sirinelli que oferece como ferramentas de abordagem dos intelectuais as noções de itinerários, de estruturas de sociabilidades e de geração. Desta forma, propõe-se uma discussão teórica a partir da reconstituição das diversas noções atribuídas ao papel do intelectual na sociedade ocidental desde o aparecimento formal do termo no contexto francês do caso Dreyfus no final do século XIX.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Rubens Arantes Correa, UEMG

Doutor em História pela Universidade Paulista Júlio de Mesquita Filho – UNESP, Campus de Franca. Professor do Colegiado de História da Universidade do Estado de Minas Gerais, Campus de Passos.

Publicado

2015-12-31

Cómo citar

CORREA, R. A. OS INTELECTUAIS: QUESTÕES HISTÓRICAS E HISTORIOGRÁFICAS – UMA DISCUSSÃO TEÓRICA. Saeculum, [S. l.], n. 33, p. 395–410, 2015. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/index.php/srh/article/view/27733. Acesso em: 21 nov. 2024.