NATUREZA E GESTÃO AMBIENTAL NA TRADIÇÃO MUÇULMANA: UMA LEITURA DO HADITH DE AL-BUKHARI

Auteurs

  • Marcial Maçaneiro

Mots-clés :

Ecologia, Islã, Diálogo Inter- Religioso.

Résumé

Tendo presente a teologia islâmica da Criação, este artigo aborda a Natureza e a gestão ambiental a partir de cinco tópicos reportados por Al-Bukhari em sua coletânea dos Ditos de Muhammad: Implorar a chuva; O eclipse; Contrato de semeadura; Contrato de irrigação; O princípio da Criação. Neste artigo, o Autor apresenta o conteúdo e as referências corânicas de cada tópico, distinguindo elementos hierofânicos, jurídicos e cosmogônicos. Assim, se esclarece o ethos próprio da visão islâmica da Criação, para a qual o reconhecimento da bondade divina e a justa administração dos bens naturais devem caminhar lado a lado no espaço público, valendo para muçulmanos e não-muçulmanos. A releitura desses critérios tradicionais certamente contribuirá no debate inter-religioso a respeito da Ecologia e gestão ambiental.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Biographie de l'auteur

Marcial Maçaneiro

Doutor em Teologia pela Pontifícia Universidade Gregoriana de Roma. Docente do Programa de Estudos Pós-Graduados em Teologia da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Téléchargements

Publiée

2014-06-30

Comment citer

MAÇANEIRO, M. NATUREZA E GESTÃO AMBIENTAL NA TRADIÇÃO MUÇULMANA: UMA LEITURA DO HADITH DE AL-BUKHARI. Saeculum, [S. l.], n. 30, 2014. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/index.php/srh/article/view/22243. Acesso em: 21 nov. 2024.

Numéro

Rubrique

Dossiê: História e História das Religiões