Banzai! O Cinema de propaganda japonês entre 1939-1945
DOI :
https://doi.org/10.22478/ufpb.2317-6725.2022v27n46.60466Mots-clés :
Cinema japonês, Segunda Guerra Mundial, Censura, Cultura da Honra, JapãoRésumé
O cinema de propaganda na Segunda Guerra Mundial é sempre relembrado pelas grandes produções estadunidenses ou alemãs que envolvem o conceito. Entretanto, dentro da História, esse cinema não era uma exclusividade das duas potências rivais nesse período, mas outras nações fizeram uso político – também – dessa mídia. O Japão, após a reforma Meiji, utilizou do cinema como uma ferramenta de propagação de sua doutrina da honra, tendo, inclusive, se apoiado em leis estatais para promoção e divulgação. Este artigo tem o objetivo de elaborar os moldes do cinema japonês entre 1939 e 1945, explanando didaticamente em ordem cronológica o surgimento, o background por trás do controle Estatal do cinema e como a cultura da honra foi determinante no processo. Para isso, será utilizado do apanhado teórico e metodológico de Marcos Napolitano (2005) e Alexandre Valim (2006) para os filmes, Serge Berstein(1998) para questão da cultura da honra e Pierre Nora (1993) para traçar os objetos filmes enquanto lugares de memória. Assim, será feito um apanhado geral de diversos filmes que surgiram sob esse propósito, durante o recorte proposto, e como estes filmes interagiam entre a recepção pública e a censura estatal do Império japonês.
Téléchargements
Références
Fontes
ABE ICHIZOKU. Direção: Hisatora Kumagai. Japão: Toho. 1938. 105min. Sonoro. P/B.
ANO HATA O UTE. Direção: Yutaka Abe. Japão: Toho. 1944. 62min. Sonoro. P/B.
BIRUMA SENKI. Direção: Nippon Eigasha (Nichiei). Japão: Nippon Eigasha (Nichiei). 1942. 68min. Sonoro. P/B.
GEIDO ICHIDAI OTOKO. Direção: Keiji Mizoguchi. Japão: Shochiku. 1941. 101min. Sonoro. P/B.
GENROKU CHUSHINGURA (47 RONIN). Direção: Keiji Mizoguchi. Japão: Shochiku. 1941-1942. 223min. Sonoro. P/B.
GOCHIN. Direção: Yoshimi Watanabe. Japão: Nippon Eigasha (Nichiei). 62min. 1944. Sonoro. P/B.
HANA SAKU MINATO. Direção: Keisuke Kinoshita. Japão: Shochiku. 1943. 82min. Sonoro. P/B.
HAWAU MAREE OKI KAISEN. Direção: Kajiro Yamamoto. Japão: Toho. 1942. 117min. Sonoro. P/B
ICHIBAN UTSUKUSHIKU (A mais bonita). Direção: Akira Kurosawa. Japão: Toho. 1944. 85min. Sonoro. P/B.
KATO HAYABUSA SENTOTAI. Direção: Kajiro Yamamoto. Japão: Toho. 1944. 111min. Sonoro. P/B
KANKO NO MACHI. Direção: Keisuke Kinoshita. Japão: Shochiku. 1944. 73min. Sonoro. P/B.
KAWANAKAJIMA KASSEN. Direção: Teinosuke Kinugasa. Japão: Toho. 1941. 120min. Sonoro. P/B.
MARE SENKI. Direção: Kamayama Matsutaro. Japão: Nippon Eigasha (Nichiei). 1942. 67min. Sonoro. P/B.
MOMOTARO UMI NO SHINPEI. Direção: Mitsuya Seo. Animação: Kumaki Kiichiro. Japão: Shochiku. 1945. 74min. Sonoro. P/B.
NANIWA ONNA. Direção: Keiji Mizoguchi. Japão: Shochiku .1940. 145min. Sonoro. P/B.
NANKAI HANATABA. Direção: Yutaka Abe. Japão: Toho. 1942. 106min. Sonoro. P/B.
NESSA NO CHIKAI. Direção: Kunio Watanabe. Japão: Toho. 1940. 123min. Sonoro. P/B.
NIHON NO HIGEKI (A TRAGÉDIA JAPONESA). Direção: Fumio Kamei. Produtor: Akira Iwasaki. Japão: Nippon Eigasha (Nichiei). 1954. 39min. Sonoro. P/B.
PEKING. Direção: Fumio Kamei. Japão: Toho. 1937. 74min. Sonoro. P/B.
RAIGEKITAI SHUTSUDO. Direção: Kajiro Yamamoto. Japão: Toho. 1944. 95min. Sonoro. P/B.
REKISHI. Direção: Tomu Uchida. Japão: Nikkatsu. 1940. Sonoro. P/B
RIKUGUN. Direção: Keisuke Kinoshita. Japão: Shochiku. 1944. 87min. Sonoro. P/B.
SANSHIRO SUGATA (A saga do Judo). Direção: Akira Kurosawa. Japão: Toho. 1943. 97min. Sonoro. P/B.
SHANHAI. Direção: Fumio Kamei. Japão: Toho. 1937. 77min. Sonoro. P/B
SHINA NO YORU. Direção: Osamu Fushimizu. Japão: Toho. 1940. 124min. Sonoro. P/B.
SUBARASHIKI NICHIYÔBI (UM DOMINGO MARAVILHOSO). Direção: Akira Kurosawa. Japão: Toho. 1947. 108min. Sonoro. P/B.
TATAKAU NO HEITAI. Direção: Fumio Kamei. Japão: Toho. 1939. 66min. Sonoro. P/B.
THE EFFECTS OF THE ATOMIC BOMB ON HIROSHIMA AND NAGASAKI. Direção: Sueo Ito. Japão: Nippon Eigasha (Nichiei). 1954. 160min/22min. Sonoro. P/B.
TORI SUNEEMON. Direção: Tomu Uchida. Japão: Nikkatsu. 1940. Sonoro. P/B
ZANGIKU MONOGATARI. Direção: Keiji Mizoguchi. Japão: Shochiku. 1939. 143min. Sonoro. P/B.
UNIVERSITY OF PITTSBURGH. Imperial Rescript on Education. Disponível em: https://www.japanpitt.pitt.edu/glossary/imperial-rescript-education. Acesso em 20/03/2020.
Referências
BENEDICT, Ruth. O crisântemo e a espada: Padrões da Cultura Japonesa. São Paulo: Perspectiva, 1997.
BERSTEIN, Serge. A cultura política. In: RIOUX, Jean-Pierre; SIRINELLI, Jean François (orgs.). Para uma história cultural. Lisboa: Estampa, 1998, p. 349-363.
IGARASHI, Yoshikuni. Corpos da memória: Narrativas do pós-guerra na cultura japonesa (1945-1970). São Paulo: Annablume, 2011.
KORNIS, Mônica Almeida. História e Cinema: um debate metodológico. Rio de Janeiro: Revista estudos históricos, vol. 5, n. 10, p. 237-250, 1992.
NAPOLITANO, Marcos. Fontes audiovisuais: a História depois do papel. In: PINSKY, Carla Bassanezi (org.). Fontes históricas. São Paulo: Contexto, 2005, p. 235-289.
NORA, Pierre. Entre memória e história: a problemática dos lugares. Projeto História, São Paulo, n. 10, p. 7-28, 1993.
NORNES, Abé Mark. JAPANESE DOCUMENTARY FILM: The Meiji Era through Hiroshima. Minneapolis: University of Minnesota Press, 2003.
NOVIELLI, Maria Roberta. História do cinema japonês. Brasília: Editora UnB, 2007.
PURDY, Sean. O General Estadista: Douglas MacArthur e o Século Americano. São Paulo: Intermeios, 2018.
SAKURAI, Célia. Os japoneses. São Paulo: Contexto, 2011.
VALIM, Alexandre Busko. Imagens vigiadas: Uma história social do cinema no alvorecer da Guerra Fria, 1945-1954. Tese (Doutorado em História). Niterói: Universidade Federal Fluminense, 2006.
Téléchargements
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
(c) Tous droits réservés Douglas Tacone Pastrello 2022
Ce travail est disponible sous licence Creative Commons Attribution - Pas d’Utilisation Commerciale 4.0 International.
A revista Sæculum permite aos autores a manutenção dos direitos autorais pelo seu trabalho, no entanto eles devem repassar direitos de primeira publicação ao periódico.