Chamada de artigos - História & Universidade

2024-08-08

CHAMADA PARA SUBMISSÃO DE ARTIGOS - Saeculum - v. 30, n. 52 (jan/jun. 2025)

Dossiê História & Universidade

Organizadores: Margarida Maria Dias de Oliveira (UFRN) e Itamar Freitas de Oliveira (UFS)

Prazo para submissão: 31 de janeiro de 2025

Resumo: Busca-se contribuir para compreender as inflexões que se delineiam na escrita da história sobre os cursos universitários e, neles, com prioridade para os cursos de graduação em História que extrapolem visões dicotômicas dos fenômenos sociais, como por exemplo, as características inovadoras ou tradicionais dos cursos construídos. Deseja-se, portanto, pluralizar a narrativa do ensino de história, por meio da busca e sistematização de informações, interpretação de dados e análise de fontes que exemplifiquem a diversidade de experiências formativas de cursos superiores de história.
Se, por um lado, nós temos uma homogeneização da narrativa do ensino de história no geral (educação básica e ensino superior), por outro lado, a formação dos profissionais de história também foi circunscrita a parâmetros bastante restritos que estabelecem uma cronologia a partir da fundação da Universidade de São Paulo, da criação da sua Faculdade de Filosofia e uma interpretação baseada na evolução dos cursos para um futuro do qual o nosso presente parece ser a única possibilidade. Este Dossiê acolhe trabalhos que revisem esta memória e historiografia.

Palavras-chave: Cursos Universitários de História; Historiografia; Memória.

 

Title: History and University


Abstract: The aim is to contribute to understanding the inflections that are outlined in the writing of history on university courses and, in them, with priority for undergraduate courses in History that extrapolate dichotomous views of social phenomena, such as, for example, the innovative or traditional characteristics of built courses. The aim, therefore, is to pluralize the narrative of history teaching, through the search and systematization of information, interpretation of data and analysis of sources that exemplify the diversity of educational experiences in higher education history courses. If, on the one hand, we have a homogenization of the narrative of history teaching in general (basic education and higher education), on the other hand, the training of history professionals was also limited to very restricted parameters that establish a chronology from the foundation of the University of São Paulo, the creation of its Faculty of Philosophy and an interpretation based on the evolution of courses towards a future of which our present seems to be the only possibility. This Dossier welcomes works that review this memory and historiography.


Keywords: University History Courses; Historiography; Memory

 

Previsão de publicação: julho/agosto de 2025

 

Contato: saeculum@cchla.ufpb.br