Dos gradientes aos rituais de consumo de filmes publicitários para divulgação das séries da Netflix no YouTube: estudo de caso de Black Mirror

Autores

  • Carlos Henrique Sabino Caldas
  • Priscila Kalinke da Silva
  • Levi Henrique Merenciano
  • Stella Maris Maricato de Souza

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.1807-8931.2020v16n09.55071

Palavras-chave:

Comunicação, Ficção seriada, Consumo, Black Mirror.

Resumo

O objetivo deste trabalho foi examinar os rituais de consumo e as práticas interacionais das séries da Netflix no YouTube e a interação dos usuários com estes filmes promocionais a partir do estudo de caso do seriado Black Mirror. A base teórico-metodológica foi desenvolvida por meio da apropriação dos estudos de José Luiz Braga (2012) sobre os gradientes para analisar a interação dos usuários e os rituais de consumo de Trindade e Perez (2014). O corpus da análise é composto por 16 filmes publicitários/trailers do seriado Black Mirror na Netflix Brasil e pela tabulação dos comentários dos usuários na postagem de cada filme no Youtube.

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Publicado

2020-09-08

Edição

Seção

Artigos