Avaliação do jogo digital Tríade por licenciandos em História

Autores

  • Fernando Silvio Cavalcante Pimentel
  • Jaqueline Santos Alves da Rocha
  • José Victor César Batista de Oliveira

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.1807-8931.2021v17n04.58914

Palavras-chave:

Avaliação, Jogos digitais, Educação Básica, Ensino de História.

Resumo

Uma das perspectivas da investigação sobre os jogos digitais é a do estudo do próprio jogo, suas possibilidades e limites. Neste sentido esta pesquisa teve como objetivo analisar o jogo digital Tríade a partir da avaliação realizada por licenciandos em História, utilizando-se de um modelo de avaliação de jogos educacionais. Como metodologia de pesquisa, de cunho qualitativo, foi utilizado a formal analysis of gameplay, escolhendo o jogo digital Tríade e analisando a partir do modelo proposto por Savi et al (2010). Os resultados indicam a eficácia do jogo para o ensino de história, pois apresenta elementos suficientes para cativar o imaginário histórico e permitir a criação de espaços e experiências de aprendizagem, além de sua fidelidade ao conteúdo.

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Publicado

2021-04-02

Edição

Seção

SEÇÃO: GAMES, GAMIFICAÇÃO, JOGOS PEDAGÓGICOS