Por uma pedagogia da escrita: uma visão integradora na educação básica

Autores

  • Roseane Nicolau
  • José Antonio Brandão Carvalho

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.1807-8931.2021v17n7.60238

Palavras-chave:

Ensino e aprendizagem da escrita, Visão integradora, Relação pedagógica tripartida.

Resumo

Neste trabalho, apresenta-se uma linha condutora para uma visão social da escrita na Educação Básica, visando colaborar com os professores na tarefa de ensinar a escrever. Para tanto, centra-se em uma pesquisa de caráter expositivo, tendo como meio de estudo dois planos de ação, a saber: o plano do sujeito-aluno que aprende a escrever; e o plano da relação da escrita com saberes procedimentais implicados em domínios de uso da linguagem (CARVALHO, 2012). Para alcançar este objetivo, teve-se como suporte os trabalhos realizados na área de Didática da Escrita (CARVALHO, 2012, 2013; BARBEIRO, 1999, 2003; PEREIRA, 2008; CAMPS, 2005), e, no campo da Linguística (GERALDI,1985; FRANCHI, 2006 [1991]; KATO, 1993,), voltados, respectivamente, para o ensino da escrita e da produção textual.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2021-07-20

Edição

Seção

Artigos