Práticas de letramento com o jogo de cartas: vírus!

Autores

  • Gilmara de Cássia dos Santos
  • Roseane Nicolau

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.1807-8931.2022v18n7.63624

Palavras-chave:

Práticas de letramento. Jogo Vírus. Leitura e escrita. Multiletramento.

Resumo

Nos últimos anos, a inclusão de novas práticas de interação e de multiletramento no contexto da Educação básica se tornaram essenciais durante o processo da educação, e os jogos de cartas e tabuleiro podem se tornar um campo fértil para essas práticas ao permitir o contato com novas formas de interação por meio da linguagem oral, escrita, visual e gestual. Desse modo, a partir do projeto de PIBIC-UFPB (2020-2021), intitulado: Saber ler e escrever está em jogo: ensino de língua portuguesa a partir dos jogos de tabuleiro moderno, visa-se contribuir com a inclusão do jogo de carta e de tabuleiro moderno como estratégia de ensino e de aprendizagem da língua por meio de atividades, alinhada na perspectiva de ampliar a capacidade de uso das linguagens em práticas da leitura e produção textual. O objetivo maior dessa proposta é o planejamento de atividades que levem em consideração os aspectos da língua, da leitura e da produção textual por meio destes jogos e, ao mesmo tempo, o favorecimento do ensino e da aprendizagem da língua de uma forma aplicada e lúdica.

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Publicado

2022-07-20

Edição

Seção

SEÇÃO: GAMES, GAMIFICAÇÃO, JOGOS PEDAGÓGICOS