Práticas do ensino de leitura e escrita com a utilização do jogo de tabuleiro Dixit

Autores

  • Gilmara de Cássia dos Santos
  • Roseane Batista Feitosa Nicolau

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.1807-8931.2021v17n10.61185

Palavras-chave:

Jogo de tabuleiro, Dixit, Práticas de leitura e de escrita, Ensino fundamental.

Resumo

Uma das mudanças mais latentes nos últimos anos diz respeito à inclusão de novas práticas de interação e de multiletramento no contexto da Educação Básica. Os jogos de tabuleiro modernos podem ser um campo fértil para essas práticas. Neste sentido, este artigo busca expor atividades como o jogo do tabuleiro moderno DIXIT, como estratégia de ensino e aprendizagem da língua na perspectiva de ampliar a capacidade de uso das linguagens, sobretudo em práticas da leitura e produção textual. Teve-se, como aporte teórico, livros que tratam de jogo na educação (BROUGÈRE, 2003; NICOLAU, 2018), a Base Nacional Comum Curricular - BNCC (BRASIL, 2018) e as ideias apresentadas por Geraldi (2015) sobre aula como um acontecimento. O percurso do trabalho realizou-se, inicialmente, com a seleção do jogo DIXIT, tendo como diretrizes, para esta seleção, as competências e habilidades para a área de Linguagens conforme a BNCC (BRASIL, 2018). Em seguida, realizou-se o planejamento de atividades de leitura e escrita com este jogo de tabuleiro. Nas propostas de atividades, buscou-se a prática da leitura e da escrita e a promoção do multiletramento.

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Publicado

2021-10-20

Edição

Seção

SEÇÃO: GAMES, GAMIFICAÇÃO, JOGOS PEDAGÓGICOS