O uso do jogo Baamboozle no ensino de inglês como língua adicional

Autores

  • Tatiana Ramalho Barbosa
  • Katarina Queiroga Duarte
  • Rosana Costa de Oliveira

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.1807-8931.2024v20n1.69138

Palavras-chave:

Geração Alpha. Jogos educativos digitais. Baamboozle.

Resumo

Os jovens nascidos a partir de 2010, chamados de geração Alpha (MCCRINDLE; FELL, 2021), crescem em um contexto completamente disruptivo, especialmente no que diz respeito às ciências e tecnologias. Vive-se um momento em que, segundo Santaella (2022), os neo-humanos, em simbiose com mídias de comunicação interativas e ubíquas que os acompanham diuturnamente, em todo lugar, tornam-se dependentes das tecnologias da inteligência. No entanto, a educação, grosso modo, parece não acompanhar esse ritmo de mudanças. Nesse cenário, sob o aporte teórico de Prensky (2022), Boller e Kapp (2017), entre outros, este artigo tem o objetivo de demonstrar como os jogos digitais podem ser inseridos nas aulas de inglês, a fim de aproximar o modo de ensinar ao estilo de aprendizagem dessa nova geração. Para isso, este estudo apresenta uma proposta de intervenção com a aplicação do jogo digital Baamboozle em uma escola de idiomas. Os resultados demonstram o aumento do engajamento dos alunos durante as aulas.

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Publicado

2024-01-21

Edição

Seção

Artigos