A Imagem Corporativa e seus Reflexos: um Estudo de Imagem da Polícia Militar de Santa Catarina na Perspectiva de Moradores da Grande Florianópolis

Authors

  • Aline Regina Santos Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC http://orcid.org/0000-0001-9116-9247
  • Fabíola Gostek Pessôa Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC
  • Ana Paula Grillo Rodrigues Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC

DOI:

https://doi.org/10.21714/2238-104X2019v9i1-39583

Keywords:

Imagem Corporativa. Confiança. Polícia Militar de Santa Catarina. Pesquisa de Imagem.

Abstract

A imagem corporativa é tratada na literatura acadêmica como aquilo que o público-alvo imagina ao se fazer referência à determinada organização. Seu processo de formação, portanto, tem natureza complexa, e suas implicações podem levar à confiança ou descrença na organização. Considerando a relevância do tema, o presente artigo tem como objetivo identificar a imagem percebida da Polícia Militar de Santa Catarina (PMSC) por moradores da Grande Florianópolis, Santa Catarina. Para tanto, foi aplicada pesquisa survey presencial com 367 pessoas que transitaram na região central de Florianópolis, em setembro de 2017. O instrumento foi desenvolvido em formato híbrido, sendo os dados qualitativos analisados visando categorização das respostas em imagem positiva, negativa e neutra. A estatística descritiva e teste qui-quadrado foram aplicados aos dados quantitativos, visando maior compreensão do fenômeno. Entre os principais resultados, destaca-se que a maioria dos respondentes possui uma imagem neutra frente à PMSC, sendo o termo “segurança” a associação preponderante. A relação entre imagem e orientação política, bem como entre imagem e avaliação do atendimento sugerem elementos que influenciam diretamente a percepção, corroborando pontos levantados na teoria. A pesquisa traz implicações gerenciais no tocante à comunicação corporativa e propõe algumas considerações sobre imagem corporativa em organizações públicas.

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Author Biographies

Aline Regina Santos, Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC

Professora do Departamento de Administração Pública e do Mestrado Acadêmico em Administração, da ESAG - UDESC

Fabíola Gostek Pessôa, Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC

Bacharel em Administração Pública

Ana Paula Grillo Rodrigues, Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC

Professora do Departamento de Administração Pública e do Mestrado Acadêmico em Administração, da ESAG - UDESC

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Published

2019-03-22

How to Cite

Santos, A. R., Pessôa, F. G., & Rodrigues, A. P. G. (2019). A Imagem Corporativa e seus Reflexos: um Estudo de Imagem da Polícia Militar de Santa Catarina na Perspectiva de Moradores da Grande Florianópolis. Theory and Practice in Administration - TPA, 9(1), 63–76. https://doi.org/10.21714/2238-104X2019v9i1-39583

Issue

Section

Artigos de Pesquisa (Research Papers)