O Ensino de Geografia sob um enfoque motivador

Autores

  • Herivelton Andrade de Sousa Universidade Estadual Vale do Acaraú - UVA
  • Márcio Balbino Cavalcante Universidade Estadual da Paraíba - UEPB
  • Edna Maria Furtado Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN
  • Ginaldo Ribeiro da Silva Universidade Estadual da Paraíba - UEPB
  • José Jadson dos Santos Silva Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN

Palavras-chave:

Ensino, Geografia, Motivação.

Resumo

Este artigo tem como objetivo refletir sobre a importância do ensino de Geografia e o uso de recursos didáticos com enfoque motivador na construção do saber geográfico dos alunos. Sabe-se que o ensino de Geografia está presente desde o século XVIII como disciplina no Brasil. A partir do século XX, com as transformações ocorridas na sociedade, a Geografia tornou-se imprescindível para a formação de um cidadão crítico, tendo o educador um papel essencial para uma formação sólida e contínua. Atualmente, o ensino da geografia tem como tarefa levar o aluno, primeiramente, à compreensão da relação do homem e o lugar onde ele vive. Dessa maneira, conclui-se que a motivação nas aulas tem um caráter estratégico que busca além de transmitir conhecimento ao cidadão, ajuda-o a compreender a estruturação e a organização do espaço geográfico em que ele vive e (re)constrói.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Herivelton Andrade de Sousa, Universidade Estadual Vale do Acaraú - UVA

Graduado em Geografia pela Universidade Estadual Vale do Acaraú - UVA

Márcio Balbino Cavalcante, Universidade Estadual da Paraíba - UEPB

Mestre em Geografia pelo Programa de Pós-Graduação e Pesquisa em Geografia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte - PPGe/UFRN. Pesquisador do Terra - Grupo de Pesquisa Urbana, Rural e Ambiental da Universidade Estadual da Paraíba - UEPB.

Edna Maria Furtado, Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN

Doutora em Ciências Sociais. Professora do Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN.

Ginaldo Ribeiro da Silva, Universidade Estadual da Paraíba - UEPB

Graduando em Geografia pela Universidade Estadual da Paraíba - UEPB

José Jadson dos Santos Silva, Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN

Pós-Graduando em Metodologia no Ensino de Geografia - Facibra. Graduado em Geografia - UFRN

Referências

ALMEIDA, S. P.; ZACHARIAS, A. A. A leitura da nova proposta do relevo brasileiro através da construção de maquete: o aluno do ensino fundamental e suas dificuldades. Estudos Geográficos, Rio Claro, v.2, n.1, jun. 2004, p.53-73.

ARAÚJO, M. R. S.; BATISTA, I. B. Ensino de geografia: uma proposta metodológica. Teresina: UESPI/UFPI, 2007.

BOMFIM, N. R. A imagem da Geografia e do ensino da Geografia pelos professores das séries iniciais. Estudos Geográficos, Rio Claro, v. 4, n. 1, jun. 2006, p. 107-116.

BRANCO, A. L. Estratégias para motivação em Geografia. São Paulo: Saraiva, 2011.

BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: Geografia. Brasília: MEC/SEF, 1998.

BZUNECK, J. A. A motivação do aluno: aspectos introdutórios. In: BZUNECK, J. A.; BORUCHOVITCH, E. (Orgs). A motivação do aluno: contribuições da psicologia contemporânea. 4. ed. Petrópolis: Vozes, 2009.

CALADO, F. M. O ensino de geografia e o uso dos recursos didáticos e tecnológicos. Geosaberes, Fortaleza, v. 3, n. 5, jan./jun. 2012, p.12-20.

CALLAI, H. C. A. A geografia e a escola: muda a geografia? Muda o ensino? São Paulo, Terra Livre, n.16, 2001, p. 133-152.

CALLAI, H. C. A. Aprendendo A ler o mundo: a geografia nos anos iniciais do ensino fundamental. Educaçao Geográfica e as teorias de aprendizagens. Caderno CEDES, Campinas, v. 25, n. 66, maio/ago. 2005, p. 227-247.

CASTELLAR, S.; VILHENA, J. A linguagem e a representação cartográfica. In: CASTELLAR, S.; VILHENA, J. (Org.). Ensino de Geografia. São Paulo: Cengage Learning, 2010.

CASTROGIONANNI, A. C.; CALLAI, H. C.; KAERCHER, N. A. (Org.). Ensino de Geografia: práticas e textualizações no cotidiano. 11. ed. Porto Alegre: Mediação, 2014.

CAVALCANTE, M. B. No escurinho da classe – o filme como recurso didático na escola. Disponível em: <http://www.psicopedagogia.com.br/artigos/artigo.asp?entrID=1100>. Acesso em: 17

ago. 2009.

CAVALCANTE, M. B. As Geotecnologias no ensino da Geografia no século XXI. Saber Acadêmico, v. 12, 2011, p. 37-40.

CAVALCANTE, M. B. Projeto Viagens à Natureza: o uso da maquete na construção do saber geográfico. Revista de Ensino de Geografia, Uberlândia, v. 5, n. 9, jul./dez. 2014, p. 197-207.

CAVALCANTE, M. B. Nos caminhos da Geografia: a importância do Trabalho de Campo no processo de ensino-aprendizagem. In: CANANÉA, F. A. C. (Org.). Educação: Olhares diversos. 1ed. João Pessoa: Editora Imprell, 2016.

CAVALCANTI, L. S. Geografia, Escola e Construção do Conhecimento. 20. ed. Campinas: Papirus, 2014.

CHAMPOUX, J. E. Film as a Teaching Resource. New México: The University of New Mexico. 2007. Disponível em: < http://symptommedia.com/wpcontent/uploads/teaching-resource.pdf>. Acesso em: 10 abr. 2015.

FRANÇA, E. T. O trabalho de campo no Ensino Fundamental. In: ARCHELA, R. S. Ensino de Geografia: tecnologias digitais e outras técnicas passo a passo. Londrina: EDUEL, 2008.

KAERCHER, N. A. Desafios e utopias no ensino de Geografia. 3. ed. Santa Cruz do Sul: Edunisc, 2001.

LARA, T. A. A escola que não tive... O professor que não fui... 3. ed. São Paulo: Cortez, 2003.

LOURENÇO, A. F.; PAIVA, M. O A. d. A motivação escolar e o processo de aprendizagem. Ciências & Cognição, vol. 15. Centro de Investigação em Psicologia e Educação (CIPE), Escola Secundária Alexandre Herculano, Porto, Portugal, 2010.

NUNES, C. X.; RIVAS, C. L. F. R. Novas linguagens e práticas interativas no ensino de geografia. In: Encontro de geógrafos de AméricaLlatina “caminando en una América Latina en transformación, 12., Montevideo, Uruguay, 2009. Anais do… Montevideo, Uruguay, 2009.

OLIVEIRA FILHO, J. R. Motivação dos alunos em sala de aula. Disponível em: . Acesso em: 14 out. 2015.

OLIVEIRA NETO, J. M. Concepções de Geografia e Geografia escolar no mundo contemporâneo. 2008. Disponível em: <http://praticaspedagogicastibau.blogspot.com.br.html>. Acesso em: 03 out. 2015.

PASSANI, E. Y. Alfabetização cartográfica e a aprendizagem de Geografia. São Paulo: Cortez, 2012.

PONTUSCHKA, N. N. O conceito de estudo do meio transforma-se ... em tempos diferentes, em escolas diferentes, com professores diferentes. In: Vesentini, J. W. (Org.). O ensino de geografia no século XXI. Campinas: Papirus, 2004.

PONTUSCHKA, N. N.; PAGANELLI, T. L.; CACETE, N. H. Para ensinar e aprender Geografia. 3. ed. São Paulo: Cortez, 2009.

QUEIROZ, C. T. A. P., MOITA, F. M. G. S. C. Fundamentos sócio-filosóficos da educação. Campina Grande; Natal: UEPB/UFRN, 2007.

SANTOS, C. A maquete no ensino de geografia. Santo André: Record, 2009.

SANTOS, M. A Natureza do Espaço: Técnica e Tempo. Razão e Emoção. São Paulo: Edusp, 2009.

SANTOS, R. J.; COSTA, C. L.; KINN, M. G. Ensino de geografia e novas linguagens. In: BUITONI, M. M. S. (Coord.). Ensino: Geografia Ensino Fundamental. v. 22. Brasília: Ministério da Educação/ Secretária de Educação Básica, 2010.

SANTOS, R. C. E.; CHIAPETTI, R. J. N. Uma investigação sobre o uso das diversas linguagens no ensino de Geografia: uma interface teoria e prática. Geografia Ensino & Pesquisa, Santa Maria, v. 15, n. 3, set./dez. 2011, p. 167-183.

SILVA, G.; OLIVEIRA, J. R. Algumas estratégias para o ensino de Geografia. São Paulo: Edusp, 2008.

SIMIELLI, M. H. R. Cartografia no Ensino Fundamental e Médio. In: CARLOS, A. F. A. (Org.). A Geografia na Sala de Aula. 8. ed. São Paulo: Contexto, 2006.

STEFANELLO, A. C. Didática e avaliação da aprendizagem no ensino de geografia. Curitiba: Ibpex, 2011.

TAPIA, J. A.; FITA, E. C. A motivação em sala de aula: o que é, como se faz. 10 ed. São Paulo: Edições Loyola, 2012.

VESENTINI, José William (Org.). Geografia e Ensino. Campinas: Papirus, 2004.

Downloads

Publicado

2016-09-30

Como Citar

SOUSA, H. A. de; CAVALCANTE, M. B.; FURTADO, E. M.; SILVA, G. R. da; SILVA, J. J. dos S. O Ensino de Geografia sob um enfoque motivador. Gaia Scientia, [S. l.], v. 10, n. 4, 2016. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/ojs/index.php/gaia/article/view/25274. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Ciências Ambientais