CONTRIBUIÇÕES DOS FUNDAMENTOS TEÓRICO-METODOLÓGICOS NA ATUAÇÃO DOCENTE DOS PROFESSORES EGRESSOS DO SUBPROJETO PIBID-ARTES VISUAIS DA UEPG/PR
DOI:
https://doi.org/10.22478/ufpb.1983-1579.2019v12n3.46674Palavras-chave:
Política educacional/PIBID., Formação de professores., Artes Visuais, Fundamentos na atuação, Impacto e inovaçãoResumo
O presente artigo é um recorte de pesquisa pós-doutoral e objetiva apresentar as contribuições dos fundamentos teórico-metodológicos da formação inicial, na atuação docente de egressos do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID)/Subprojeto PIBID-Artes Visuais da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG/PR), realizado de 2009 a 2014. O PIBID é considerado uma política pública complementar de promoção e valorização da formação docente. Entende-se que a política pública é indicador de ações dos Poderes Públicos no contexto da Política Pública Nacional de Formação de Professores, que é parte de um projeto educacional do Estado Brasileiro. O estudo visa realizar uma reflexão sobre a pós-formação inicial e os processos formativos colaborativos na perspectiva da investigação-ação (CARR; KEMMIS, 1988), da pedagogia histórico-crítica de Saviani (2008) e a pedagogia libertadora de Freire (1987,1997, 2010) e sobre os impactos e contribuições da formação e atuação na práxis dos egressos do PIBID-Artes Visuais, na escola. Como resultado, entende que as contribuições são positivas e significativas no percurso profissional dos egressos.
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