A PRODUÇÃO DE CURRÍCULOS MULTICULTURAIS E DECOLONIAIS NO CURSO DE PEDAGOGIA PELO CINEMA NEGRO DE ZÓZIMO BULBUL

Autores

  • Fabio Jose Paz Rosa Universidade Estácio de Sá, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.1983-1579.2021v14n1.54573

Palavras-chave:

Cinema Negro, Formação de Professores, Paradigma Multicultural, Pedagogia Decolonial

Resumo

Este artigo tem por objetivo apresentar a reconstrução de conhecimentos outros no curso de Pedagogia por meio do cinema negro de Zózimo Bulbul ao propor a exibição e a produção de atividades baseadas no filme Alma no olho.  A fundamentação teórica respaldou-se no Paradigma Multicultural e nas Pedagogias decoloniais com o intuito de desenvolver conhecimentos para as diversidades enunciadas por meio do docente e dos estudantes participantes. As metodologias utilizadas foram a Pesquisa-ação e a Análise Criativa. Ao final, a investigação evidenciou a construção de conhecimentos propiciados pelas inter-relações corpóreas, estéticas e históricas do filme com as percepções e vivências dos graduandos.

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Biografia do Autor

Fabio Jose Paz Rosa, Universidade Estácio de Sá, Brasil.

Doutor em Educação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e Professor da Universidade Estácio de Sá.

Referências

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Publicado

24-03-2021

Como Citar

ROSA, F. J. P. A PRODUÇÃO DE CURRÍCULOS MULTICULTURAIS E DECOLONIAIS NO CURSO DE PEDAGOGIA PELO CINEMA NEGRO DE ZÓZIMO BULBUL. Revista Espaço do Currículo, [S. l.], v. 14, n. 1, p. 1–16, 2021. DOI: 10.22478/ufpb.1983-1579.2021v14n1.54573. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/ojs/index.php/rec/article/view/54573. Acesso em: 18 nov. 2024.