A TEORIA ETNOCONSTITUTIVA DE CURRÍCULO E A CONSTRUÇÃO POR PROFESSORES MUNICIPAIS DO “REFERENCIAL CURRICULAR FRANCISCANO”

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.1983-1579.2021v14n1.57420

Palavras-chave:

política de currículo, Teoria Etnoconstitutiva de Currículo, Formação de professores

Resumo

O artigo em pauta apresenta o processo pelo qual foi concebido e está sendo implementado pelos(as) professores(as) do município de São Francisco do Conde-BA, o Referencial Curricular Franciscano (RCF), no conjunto das iniciativas municipais do Estado da Bahia, a partir das orientações da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e do Documento Curricular  Referencial da Bahia (DCRB). A singularidade da referida concepção e implementação de política de currículo municipal dá-se pela ampla mobilização dos(as) docentes do município e pelo acolhimento intercrítico desses professores, da Teoria Etnoconstitutiva de Currículo (Citação suprimida), constituída no âmbito do Grupo de Pesquisa FORMACCE PPGE FACED-UFBA. Os dispositivos conceituais acolhidos que operam fundamentalmente em todo processo de configuração da construção do RCF, pautam-se, principalmente, nas concepções de atos de currículo, autorização curriculante, com-versações curriculantes, mediação curricular intercrítica e instituintes culturais da formação, debatidas e ressignificadas pelo coletivo de professores(as) municipais. Ademais, três categorias pautaram de forma transversal os atos de currículo produzidos no processo de concepção, construção e implementação do referido Referencial: política de currículo, trabalho e formação docente.

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Biografia do Autor

Roberto Sidnei Macedo, Universidade Federal da Bahia, Brasil.

Doutor em Ciências da Educação pelo Université Paris 8 - Vincennes-Saint-Denis, França. Professor da Universidade Federal da Bahia.

Cristiana Ferreira dos Santos, Universidade Federal da Bahia e Secretaria Municipal de Educação do Município de São Francisco do Conde, Bahia, Brasil.

Doutoranda em Educação pela Universidade Federal da Bahia e Professora da Educação Básica da Rede Municipal de São Francisco do Conde, Bahia.

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Publicado

24-03-2021

Como Citar

MACEDO, R. S.; DOS SANTOS, C. F. A TEORIA ETNOCONSTITUTIVA DE CURRÍCULO E A CONSTRUÇÃO POR PROFESSORES MUNICIPAIS DO “REFERENCIAL CURRICULAR FRANCISCANO”. Revista Espaço do Currículo, [S. l.], v. 14, n. 1, p. 1–14, 2021. DOI: 10.22478/ufpb.1983-1579.2021v14n1.57420. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/ojs/index.php/rec/article/view/57420. Acesso em: 18 dez. 2024.