A TEORIA ETNOCONSTITUTIVA DE CURRÍCULO E A CONSTRUÇÃO POR PROFESSORES MUNICIPAIS DO “REFERENCIAL CURRICULAR FRANCISCANO”
DOI:
https://doi.org/10.22478/ufpb.1983-1579.2021v14n1.57420Palavras-chave:
política de currículo, Teoria Etnoconstitutiva de Currículo, Formação de professoresResumo
O artigo em pauta apresenta o processo pelo qual foi concebido e está sendo implementado pelos(as) professores(as) do município de São Francisco do Conde-BA, o Referencial Curricular Franciscano (RCF), no conjunto das iniciativas municipais do Estado da Bahia, a partir das orientações da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e do Documento Curricular Referencial da Bahia (DCRB). A singularidade da referida concepção e implementação de política de currículo municipal dá-se pela ampla mobilização dos(as) docentes do município e pelo acolhimento intercrítico desses professores, da Teoria Etnoconstitutiva de Currículo (Citação suprimida), constituída no âmbito do Grupo de Pesquisa FORMACCE PPGE FACED-UFBA. Os dispositivos conceituais acolhidos que operam fundamentalmente em todo processo de configuração da construção do RCF, pautam-se, principalmente, nas concepções de atos de currículo, autorização curriculante, com-versações curriculantes, mediação curricular intercrítica e instituintes culturais da formação, debatidas e ressignificadas pelo coletivo de professores(as) municipais. Ademais, três categorias pautaram de forma transversal os atos de currículo produzidos no processo de concepção, construção e implementação do referido Referencial: política de currículo, trabalho e formação docente.
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