OS DOCUMENTOS CURRICULARES E SUAS INFLUÊNCIAS NO CURRÍCULO DE MATEMÁTICA NO ENSINO FUNDAMENTAL
uma análise em uma perspectiva sociocultural
DOI:
https://doi.org/10.15687/rec.v14iEspecial.60795Palavras-chave:
Princípios., Currículo., Matemática.Resumo
Este artigo tem como objetivo apresentar uma discussão sobre as influências da Base Nacional Comum Curricular - BNCC e o Documento Curricular de Roraima – DCR, no currículo de Matemática do Ensino Fundamental, a partir de uma perspectiva sociocultural, tomando como subsídios os princípios que orientam esses documentos. Metodologicamente, o trabalho foi desenvolvido sob uma abordagem qualitativa e as informações foram obtidas por meio de uma análise documental, tomando como referência a BNCC e o DCR. Os resultados apontam que os documentos analisados, trazem orientações importantes para o que se propõe para o desenvolvimento do currículo na perspectiva sociocultural, especialmente sob a ótica dos seus princípios orientadores, pois sustentam novas visões de ensino e aprendizagem da Matemática, pautando-o no desenvolvimento dos estudantes em suas diferentes dimensões, garantindo a sua formação integral, com respeito à diversidade, singularidade e pluralidade, para a inclusão social, o exercício da cidadania, do trabalho, da autonomia e da formação de uma sociedade baseada em conhecimentos e justiça social.
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