CONSTRUÇÕES POLÍTICO-DISCURSIVAS EM TORNO DE UM TODOS PARA/PELA EDUCAÇÃO
DOI:
https://doi.org/10.15687/rec.v15i2.64400Palavras-chave:
Políticas educacionais, Populismo, Todos pela EducaçãoResumo
Em uma perspectiva pós-fundacional e pós-estrutural, este artigo visa discutir a construção político-discursiva da organização Todos pela Educação (TPE) como uma identidade coletiva que se coloca como representante de um “todos” no cenário educacional brasileiro. Problematiza-se a ideia de totalidade e representação plena como projetos impossíveis e inalcançáveis no debate político. A principal fonte para a empiria considerada trata do conteúdo disponibilizado pela própria entidade em sua página oficial na internet. As análises são feitas com base em um registro pós-estrutural, com foco na discussão de Ernesto Laclau (2013; 2014) sobre o populismo, em diálogo com autores brasileiros que também pensam as políticas educacionais como práticas discursivas. Observa-se o TPE colocar-se não apenas como “o representante” da chamada sociedade civil organizada, mas reivindicar seu reconhecimento social como autoridade em políticas educacionais.
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