EDUCAÇÃO SEXUAL INTEGRAL EM TEMPOS DA PANDEMIA
itinerários de experiências pedagógicas na Argentina
DOI:
https://doi.org/10.15687/rec.v15i3.64552Palavras-chave:
Educação Sexual Integral (ESI) , Vivências Pedagógicas, PandemiaResumo
Neste artigo refletimos sobre três experiências pedagógicas ocorridas durante o período 2020-2021 durante a pandemia de Covid-19. Essas propostas surgiram de uma aliança entre a universidade e os estados provinciais, com o objetivo de ampliar a implementação da educação sexual integral como política educacional e visando estratégias de formação de atores centrais da comunidade educativa. Estes cursos surgem no quadro da virtualização imposta às instituições educativas pelo ensino presencial, num contexto atravessado pelo aprofundamento e particularização das desigualdades de género que a pandemia evidenciou e faziam parte de uma trama social disputada por anti- grupos sociais Direitos. Interessa-nos descrever e analisar o itinerário de cada um desses cursos, apontando as lições aprendidas em torno das dimensões. Por um lado, dar conta de como a educação sexual integral é uma ferramenta que permite “texto e contexto” e, por outro, analisar o lugar da virtualidade, destacando suas potencialidades e limitações. Para isso, recuperaremos notas de processo, registros de experiências, fóruns realizados no campus, entre outros.
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Referências
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