MATERIAL DIDÁTICO MULTIMODAL ENSINO TÉCNICO
da elaboração ao ato didático
DOI:
https://doi.org/10.15687/rec.v15i3.64664Palavras-chave:
Multimodalidade, Tecnologias digitais, Aprendizagem, Técnico em AgropecuáriaResumo
As tecnologias digitais estão presentes em vários momentos do nosso cotidiano, inclusive no contexto educacional, porém, ainda não somos completamente letrados para a sua utilização. Dessa forma, esse artigo apresenta-se com o objetivo de discutir metodologia de elaboração de material didático que promova a interrelação de ferramentas digitais, na apresentação de conteúdos e atividades para alunos do Curso Técnico em Agropecuária, apresentando a multimodalidade, a qual oferece diversos aparatos tecnológicos e pedagógicos que promovem a interação de modos comunicativos entre metodologias didáticas de um docente e seus estudantes e entre os próprios estudantes. Para esse intento foi realizado um levantamento de produções científicas realizado através do Catálogo de Teses e Dissertações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) utilizando os descritores relacionados ao tema da pesquisa (CAPES, 2017) assim como em artigos publicados recentemente sobre o tema. Nesse sentido, da elaboração ao ato pedagógico cria-se a reflexão sobre os desafios da multimodalidade e da autoria docente diante das possibilidades didáticas com o uso das tecnologias digitais. Essa elaboração de materiais didáticos multimodais, fazendo uso de animações, Podcast e jogos, possibilita levar ao estudante perspectivas no envolvimento com a sua aprendizagem, interagindo mais com os professores e os conteúdos.
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