DA REFORMA FRANCISCO CAMPOS E MOVIMENTO REVOGA JÁ

trajetória do ensino médio na legislação brasileira

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15687/rec.v17i2.67648

Palavras-chave:

Currículo, Ensino Médio, Reformas

Resumo

A história do Ensino Médio no Brasil é um reflexo das mudanças socioeconômicas pelas quais o país passou desde a Proclamação da República até a atualidade. O objetivo deste artigo não é focar em tais fatos e sim analisar as políticas curriculares do Ensino Médio no Brasil a partir da Reforma Francisco Campos até a Reforma do Novo Ensino Médio efetivada na Lei 13.415/2017 (BRASIL, 2017). Para alcançar tal propósito será feita uma leitura das principais leis que marcaram esse nível de ensino com o intuito de debater sobre os embates políticos que situaram o contexto contemporâneo de grandes mudanças curriculares e seus reflexos na autonomia discente enquanto seu papel ativo neste processo de aprendizagem. Ainda neste estudo contemplam-se os efeitos que o movimento #Revoga já Novo Ensino Médio encaminhou e os resultados alcançados até o momento, a saber,  abertura da consulta pública e a posterior divulgação dos seus resultados, indicando uma transparência maior em relação à momentos anteriores e um avanço no que diz respeito às políticas públicas educacionais. 

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Biografia do Autor

Marta Barbosa Satiro de Araujo, Universidade Estácio de Sá, Brasil.

Mestranda em Educação pela Universidade Estácio de Sá e Professora da Fundação de Apoio à Escola Técnica do Estado do Rio de Janeiro e da Secretaria Estadual de Educação.

Heloize da Cunha Charret, Universidade Estácio de Sá, Brasil.

Doutora em educação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e Professora da Universidade Estácio de Sá.

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Publicado

12-07-2024

Como Citar

ARAUJO, M. B. S. de .; CHARRET, H. da C. DA REFORMA FRANCISCO CAMPOS E MOVIMENTO REVOGA JÁ: trajetória do ensino médio na legislação brasileira. Revista Espaço do Currículo, [S. l.], v. 17, n. 2, p. e67648 , 2024. DOI: 10.15687/rec.v17i2.67648. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/ojs/index.php/rec/article/view/67648. Acesso em: 18 dez. 2024.